Prova V
Em Xangai, uma loja especializada em café oferece uma opção diferente para adoçar a bebida. A chamada sweet little rain consiste em uma xícara de café sobre a qual é pendurado um algodão‐doce, material rico em sacarose, o que passa a impressão de existir uma nuvem pairando sobre o café, conforme ilustrado na imagem.
O café quente é então adicionado na xícara e, passado um tempo, gotículas começam a pingar sobre a bebida, simulando uma chuva doce e reconfortante. A adição de café quente inicia o processo descrito, pois
(a) a temperatura do café é suficiente para liquefazer a sacarose do algodão‐doce, fazendo com que este goteje na forma de sacarose líquida.
(b) o vapor de água que sai do café quente irá condensar na superfície do algodão‐doce, gotejando na forma de água pura.
(c) a sacarose que evapora do café quente condensa na superfície do algodão‐doce e goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
(d) o vapor de água encontra o algodão‐doce e solubiliza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
(e) o vapor de água encontra o algodão‐doce e vaporiza a sacarose, que goteja na forma de uma solução de sacarose em água.
Resolução
Ao analisar a figura observamos a presença de uma nuvem de açúcar (algodão doce) posicionada sobre a xícara de café quente.
Como o café está quente, a água vaporiza-se e sobe, encontrando a superfície fria do algodão doce. Desse modo, a água se condensa e solubiliza a sacarose que passa a estar dissolvida na água e goteja sobre o café.
Resposta: D