Questão 48 (Unicamp 2020)

Prova Q e X

As caldeiras são utilizadas para alimentar máquinas nos mais diversos processos industriais, para esterilização de equipamentos e instrumentos em hospitais, hotéis, lavanderias, entre outros usos. A temperatura elevada da água da caldeira mantém compostos solubilizados na água de alimentação que tendem a se depositar na superfície de troca térmica da caldeira. Esses depósitos, ou incrustações, diminuem a eficiência do equipamento e, além de aumentar o consumo de combustível, podem ainda resultar em explosões. A tabela e a figura a seguir apresentam, respectivamente, informações sobre alguns tipos de incrustações em caldeiras, e a relação entre a espessura da incrustação e o consumo de combustível para uma eficiência constante.  

Gráfico e tabela complementar a questão

Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que as curvas A e B podem representar, respectivamente, informações sobre incrustações 

(a) de sulfato e de carbonato. 

(b) de sulfato e de sílica. 

(c) de sílica e de carbonato. 

(d) de carbonato e de sílica.

Resolução

O valor da condutividade térmica varia de acordo com o tipo de incrustação. Quanto menor esse valor, mais combustível será necessário para obter a mesma eficiência na troca térmica. 

Assim: a sílica é pior que carbonato que é pior que o sulfato. 

Ao analisar o gráfico, temos que a curva A apresenta pior condutividade térmica que a curva B pois necessita de maior incremento do consumo de combustível para uma mesma espessura. 

Logo, podemos admitir que a curva relaciona-se com a sílica e com o carbonato. 

Resposta: C

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.