Prova V – Primeira fase
Um dirigível experimental usa hélio como fluido ascensional e octano (C8H18) como combustível em seu motor, para propulsão. Suponha que, no motor, ocorra a combustão completa do octano:
Para compensar a perda de massa do dirigível à medida que o combustível é queimado, parte da água contida nos gases de exaustão do motor é condensada e armazenada como lastro. O restante do vapor de água e o gás carbônico são liberados para a atmosfera.
Qual é a porcentagem aproximada da massa de vapor de água formado que deve ser retida para que a massa de combustível queimado seja compensada?
(a) 11%
(b) 16%
(c) 39%
(d) 50%
(e) 70%
Resolução
Considerando que não se pode haver perda de massa no dirigível, a quantidade em massa de combustível consumido deverá ser igual a quantidade de água retida.
Com a queima de 1 mol de octano, obtemos 9 mols de água. Com isso, calcula-se a massa:
1 mol C8H18 ——————– 114 g
1 mol de água —————- 18 g
9 mols de água ————- X
X = 162 g de água
Sabendo que a massa de combustível que é compensada pela água é de 114 g, podemos calcular a porcentagem de vapor de água que deverá ser retido:
162 g —————— 100%
114 g —————– Y
Y = 70,3%
Resposta: E