Prova Q e X
Usando um modelo típico da termodinâmica, os autores de um trabalho científico fazem previsões sobre a exposição de pessoas a vapores de substâncias adsorvidas em material sólido particulado (MP) ou a vapores de MP semivolátil. O estudo se refere a exposições aos vapores (gases) no interior climatizado (20-25o C) de residências e escritórios em países industrializados, já que essas pessoas passam 90% de seu tempo nesses ambientes. O estudo considerou também as condições climáticas do ambiente interno e externo. Levando-se em conta as informações dadas, pode-se concluir que os lados A e B da figura a seguir, correspondem, respectivamente, a
(a) inverno e verão, e que a dessorção dos gases que ocorre nos MPs e a sublimação dos MPs são processos endotérmicos.
(b) inverno e verão, e que a dessorção dos gases que ocorre nos MPs e a sublimação dos MPs são processos exotérmicos.
(c) verão e inverno, e que a dessorção dos gases que ocorre nos MPs é um processo exotérmico, ao passo que a sublimação dos MPs é endotérmica.
(d) verão e inverno, e que a dessorção dos gases que ocorre nos MPs é um processo endotérmico, ao passo que a sublimação dos MPs é exotérmica.
Resolução
Lado A
No lado A, a temperatura interna é maior que a temperatura externa, uma vez que, corresponde ao inverno. Com isso, há a dessorção das substâncias adsorvidas no material particulado sólido e a sublimação das substâncias do material particulado semivolátil. ambos os processos, a dessorção e a sublimação são endotérmicos.
Lado B
No lado B, a temperatura externa é superior a temperatura interna, devido a estação do ano ser o verão. Desse modo, acontece a adsorção de vapores em material particulado sólido e a ressublimação de substâncias do material particulado semivolátil.
Resposta: A