O que é destilação?
A destilação é um processo de separação de misturas homogêneas que se utiliza dos diferentes pontos de ebulição das substâncias presentes no sistema para promover o fracionamento. Para que a separação seja realizada é necessário que, pelo menos, um dos componentes seja líquido.
Existem diferentes tipos de destilação e os mais comuns são: simples, fracionada e por arraste de vapor.
Destilação simples
A destilação simples consiste na separação de misturas homogêneas de sólidos e líquidos. Sendo assim, a separação só é possível devido à vaporização do líquido presente em solução, uma vez que o sólido permanece no seu estado físico.
Esse sistema é composto por: um balão de destilação (de fundo redondo), bico de Bunsen ou chapa de aquecimento, termômetro para que haja o controle da temperatura, condensador e um frasco coletor.
Após a montagem do sistema, a separação segue de acordo com os passos apresentados:
- O primeiro passo é adicionar a solução de interesse ao balão de destilação;
- Em seguida, ocorre o aquecimento do sistema até que se atinja a temperatura necessária para a ebulição do componente líquido;
- O vapor segue sua trajetória até o condensador (que é resfriado por água gelada) e assim, provoca a condensação do componente;
- Por fim, o líquido é recolhido no frasco coletor.
Misturas homogêneas de água e sal e água e açúcar são alguns dos exemplos de soluções separadas por por esse tipo de método de separação.
Destilação fracionada
A destilação fracionada é um método de separação responsável por fracionar misturas homogêneas compostas por líquidos miscíveis utilizando-se os pontos de ebulição diferentes para promover essa separação.
Seu sistema é formado por: balão de destilação (de fundo redondo), bico de Bunsen ou chapa de aquecimento, coluna de fracionamento, termômetro, condensador e frasco coletor (geralmente, outro balão de fundo redondo).
Assim que seu sistema é montado, a destilação segue de acordo com os seguintes passos:
- Adicionar a solução ao balão de fundo redondo;
- Em seguida, há o aquecimento da solução em que os líquidos presentes na mistura começam a se vaporizar;
- Os vapores seguem para a coluna de fracionamento que impede que os gases de líquidos que apresentam a maior densidade atravessem para o condensador. Esse fato ocorre devido à presença de bolinhas pouco espaçadas no interior da coluna de fracionamento;
- O vapor que atravessa a coluna de fracionamento é condensado e recolhido no frasco coletor.
Alguns exemplos de soluções separadas por esse tipo de processo são: o petróleo, a gasolina e a produção de bebidas alcoólicas destiladas.
Destilação por arraste de vapor
A destilação por arraste de vapor promove a separação de substâncias por meio do vapor da água.
O sistema desse tipo de método é formado por: dois balões de fundo redondo, chapa de aquecimento, condensador, tubo para deslocamento de vapor e termômetro.
Com o sistema montado, o processo segue os seguintes passos:
- Ao primeiro balão adiciona-se apenas água. Essa água será aquecida e seu vapor chegará ao segundo balão por meio do tubo de deslocamento de vapor;
- No segundo balão estará a solução que apresenta os componentes voláteis;
- O vapor da água, ao chegar ao segundo balão, promove a vaporização dos componentes presentes na mistura de interesse devido ao seu calor;
- Ambos os vapores, podem seguir para o condensador, onde são condensados;
- Em seguida, a mistura formada pela água e pelos componentes da mistura ou somente o componente da mistura que foi vaporizado é recolhido no frasco coletor. Caso, a solução seja a formada por água a separação das substâncias é feita através de um funil de separação.
Esse tipo de separação costuma ser utilizada para a obtenção de óleos essenciais.
Limitações da destilação
A destilação é uma técnica que se utiliza do ponto de ebulição dos componentes da mistura para promover o fracionamento. Desse modo, misturas azeotrópicas, ou seja, que apresentam a mesma temperatura de ebulição para a sua composição não podem ser separadas por esse método.