O que é decantação?
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas formadas por sólido-líquido ou líquido-líquido. De modo geral, o método se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura e na imiscibilidade entre eles.
Alguns exemplos de misturas que podem ser separadas por meio da decantação são: água com areia e água com óleo.
O que é o processo de decantação?
Em uma mistura heterogênea sólido-líquido como a areia/água, a fase mais densa tende a ocupar a parte inferior do recipiente, enquanto a fase menos densa se posiciona por cima.
Desse modo, o método de decantação consiste em deixar a mistura em repouso por um tempo e esperar a substância mais densa se depositar no fundo do recipiente devido a ação da gravidade.
Voltando ao exemplo da mistura areia/água, a areia ocupará o fundo e então, pode-se cuidadosamente transferir a água para outro recipiente inclinando-se lentamente o frasco em que está a mistura.
E como é o processo em misturas de líquidos imiscíveis como óleo/água?
Nesse processo costuma-se utilizar um funil de separação. Assim, adiciona-se a mistura a esse funil e agita-se a solução por um tempo até que se perceba a visualização das fases da mistura. Em seguida, deixa-se em repouso e ocorre a separação da mistura em fases de acordo com a densidade de cada um dos componentes. O líquido menos denso fica localizado no fundo do funil e o mais denso na parte superior.
Com essa separação feita, o líquido presente na parte inferior é retirado por meio da abertura de uma válvula sendo colocado em um novo recipiente. No funil, o componente menos denso continuará presente.
Onde está a decantação no cotidiano?
Além da separação das misturas apresentadas anteriormente, a decantação pode ser utilizada em vinhos.
Esse processo consiste em passar o vinho em um recipiente de cristal conhecido como decanter ou decantador. Esse recipiente foi feito justamente para separar os sedimentos presentes no vinho, mais precisamente é realizar a separação do vinho da borra formada no fundo da garrafa ao longo dos anos. Além disso, o processo de decantar o vinho permite a aeração do mesmo, ou seja, a oxigenação da bebida que promove a liberação de aromas e suavização do sabor.
Outra aplicação da decantação é no tratamento de água. Em uma das etapas, adiciona-se um coagulante que se junta a pequenas partículas presentes na água e que não podem ser separadas por outros processos como a filtração e que não se sedimentam no fundo do tanque com a ação da gravidade. A junção desse coagulante a essas partículas dá origem a flóculos que se acumulam no fundo e assim, podem ser retirados pela parte debaixo.
Métodos de separação semelhantes a decantação
Centrifugação
Caso o processo de sedimentação pela ação da gravidade em uma mistura heterogênea seja muito lenta, esse processo pode ser apressado submetendo a mistura a uma intensa rotação. Essa técnica é conhecida como centrifugação e é realizada em aparelhos conhecidos como centrífugas.
Desse modo, pode-se dizer que a centrifugação é uma aceleração do processo de decantação.
Sifonação
A sifonação se diferencia da decantação em como o líquido menos denso é transferido para um novo recipiente. Ao invés de inclinar o recipiente para a retirada desse líquido, na sifonação utiliza-se um sifão para fazer esse processo.
De modo geral, a sifonação é caracterizada pelo transporte de um líquido de um nível mais alto para um mais baixo e o sifão é responsável por sugar o líquido e transferir de um recipiente para o outro.