Forças intermoleculares

As forças intermoleculares ocorrem entre duas ou mais moléculas e podem ser: dipolo induzido, dipolo permanente e ligação de hidrogênio.

Conteúdo do post

O que são as forças intermoleculares? 

De modo geral, as forças intermoleculares são as forças que mantêm duas ou mais moléculas unidas umas às outras. 

De acordo com as características das moléculas como tipo de ligação e polaridade, elas interagem com outras moléculas de diferentes maneiras. As forças intermoleculares mostram como ocorrem essas interações entre as substâncias (entre moléculas iguais ou moléculas diferentes).

Conhecer as diferentes forças intermoleculares permite entender os pontos de fusão e ebulição das substâncias e também prever os estados físicos da matéria, uma vez que, a forma de interação entre as moléculas exerce uma grande influência nessas propriedades.  

As diferentes interações foram descritas por Diderik Van der Waals em 1873 e é por isso que as forças de dipolo induzido e dipolo permanente são conhecidas como Forças de Van der Waals. 

Quais são as forças intermoleculares? 

As forças intermoleculares podem ser: dipolo induzido, dipolo permanente e ligação de hidrogênio

Dipolo induzido ou forças de London

As forças de dipolo induzido-dipolo induzido são conhecidas como forças de London e são de baixa intensidade. Esse tipo de interação ocorre entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou então, entre moléculas apolares e polares. 

Nesse tipo de interação, há a formação momentânea de um dipolo elétrico, ou seja, há a deformação da nuvem eletrônica da molécula. Esses dipolos instantâneos podem provocar a polarização de moléculas próximas e assim, conseguem interagir por meio de forças atrativas. O que acontece nesse tipo de interação é a deformação da nuvem eletrônica devido à atração e repulsão entre os elétrons e os núcleos dos átomos. 

Força de interação: dipolo induzido
Representação da força intermolecular: dipolo induzido

Dipolo permanente 

O dipolo permanente ou dipolo-dipolo são forças intermoleculares que ocorrem entre moléculas polares. 

Nessas moléculas, os elétrons não estão uniformemente distribuídos e assim, ocorre a formação de dois polos: um positivo e outro negativo. O polo negativo é formado pela região em que há a maior densidade eletrônica, enquanto o polo positivo forma-se devido a baixa densidade de elétrons na região. 

Desse modo, ocorre a formação de uma força de atração entre polos opostos, ou seja, o polo positivo interage com o polo negativo das outras moléculas e vice-versa. Essa interação é característica das forças intermoleculares conhecidas como dipolo-dipolo. 

força de interação: dipolo permanente
Representação da força intermolecular: dipolo-dipolo

Além disso, essas regiões de densidades eletrônicas diferentes são permanentes nas moléculas polares e por isso, essa interação é mais forte que a de dipolo induzido. Ao ser comparada com todas as forças intermoleculares, esse tipo de interação pode ser classificado como apresentando uma força média. 

Ligação de hidrogênio

As ligações de hidrogênio são as interações intermoleculares mais intensas já que existe uma diferença de eletronegatividade alta entre os átomos envolvidos nesse tipo de interação. É um dipolo permanente, no entanto, o polo positivo sempre é formado por um átomo de hidrogênio, enquanto o polo negativo é formado por flúor, oxigênio ou nitrogênio. Como esses átomos (F, O, N) são os mais eletronegativos, eles tendem a atrair mais fortemente os elétrons para si ficando com uma densidade eletrônica elevada. 

Um exemplo dessa interação é entre as moléculas de água. As ligações de hidrogênio são estabelecidas entre o átomo de oxigênio de uma molécula e o átomo de hidrogênio de outra, ou seja, há a atração desses átomos em diferentes moléculas de água. 

força de interação: ligação de hidrogênio
Representação da força intermolecular: ligação de hidrogênio

Em estado líquido, essas interações ocorrem em todos os sentidos e promovem a formação de uma tensão superficial na água. O que acontece é que as moléculas de água da superfície em estado líquido interagem por ligações de hidrogênio apenas com moléculas que se encontram abaixo ou ao lado e não acima, uma vez que não há moléculas “acima”. Desse modo, há uma intensa atração para o interior da solução que proporciona a formação de uma película na superfície. 

Qual a diferença entre forças intermoleculares e forças intramoleculares? 

As forças intermoleculares são as forças de atração e repulsão envolvidas entre duas ou mais moléculas. Já as forças intramoleculares acontecem no interior das moléculas e correspondem às ligações químicas sendo elas: ligações iônicas, covalentes e metálicas. 

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.