Questão 12 (Fuvest 2020)

Prova V

Para exemplificar a probabilidade, um grupo de estudantes fez uma atividade envolvendo química, conforme o procedimento descrito. Cada estudante recebeu um recipiente contendo 800 mL de água destilada com algumas gotas do indicador de pH alaranjado de metila e soluções de HCl e NaOH em diversas concentrações. Cada estudante deveria jogar apenas uma vez dois dados, um amarelo e um vermelho, ambos contendo os números de 1 a 6.

 • Ao jogar o dado vermelho, o estudante deveria adicionar ao recipiente 100 mL de solução do ácido clorídrico na concentração 10−n mol/L,sendo n o número marcado no dado (por exemplo, se saísse o número 1 no dado, a solução seria de 10−1 mol/L; se saísse 6, a solução seria de 10−6 mol/L).

 • Ao jogar o dado amarelo, o estudante deveria executar o mesmo procedimento, mas substituindo o ácido por NaOH, totalizando assim 1,0 L de solução.   

• O estudante deveria observar a cor da solução ao final do experimento. 

A professora mostrou a tabela com alguns valores de pH resultantes conforme os números tirados nos dados. Ela pediu, então, aos estudantes que utilizassem seus conhecimentos e a tabela para prever em quais combinações de dados a cor final do indicador seria vermelha.

Tabela de combinação entre ácido e base

A probabilidade de, após realizar o procedimento descrito, a solução final preparada por um estudante ser vermelha é de: 

(a) 1/12 

(b) 1/6 

(c) 1/4 

(d) 11/36 

(e) 5/12

Informações complementares

Resolução

Quando os números dos dois lados forem iguais, a solução gerada será neutra, uma vez que as concentrações de ácido e base serão iguais. 

Analisando a tabela, tem-se que em uma coluna de cima para baixo, o valor do pH aumenta, enquanto, em uma mesma linha o pH diminui da esquerda para a direita. 

Para a cor vermelha, pH <3,3. Sendo assim, nos casos abaixo serão obtidos a cor vermelha:

Combinações para cor vermelha

Desse modo, serão 9 combinações em 36 possíveis.

X = 9/36 → ¼.

Resposta:C

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Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.