Prova V – Primeira fase
Sabe-se que os metais ferro (Fe0), magnésio (Mg0) e estanho (Sn0) reagem com soluções de ácidos minerais, liberando gás hidrogênio e formando íons divalentes em solução.
Foram feitos três experimentos em que três amostras metálicas de mesma massa reagiram, separada e completamente, com uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl (aq)) de concentração 0,1 mol/L. Os resultados obtidos foram:
Colocando-se os valores de V1, V2 e V3 em ordem decrescente, obtém-se:
(a) V2 > V3 > V1
(b) V3 > V1 > V2
(c) V1 > V3 > V2
(d) V2 > V1 > V3
(e) V1 > V2 > V3
Resolução
No experimento 1, a amostra de ferro metálico reage com HCl:
1 Fe + 2 HCl → FeCl2 + H2
1 —————- 2
56 g ———– 2 mol
5,6 g ———- X
X = 0,2 mol
Sabendo que a concentração de HCl era de 0,1 mol/ L:
0,1 mol ———— 1 L
0,2 mol ———— V1
V1 = 2 L
Já no experimento 2, há ferro metálico com impurezas de magnésio. Como a massa molar do magnésio é maior e a massa utilizada nesse experimento foi a mesma que no experimento 1, pode-se afirmar que o número de mols envolvido é maior que no experimento anterior. Isso implica em um V2 > V1, uma vez que será necessário um maior número de mols de HCl e consequentemente, maior volume.
Analogamente, no experimento 3, há ferro metálico contaminado com estanho. Sabendo que a massa molar do estanho é maior que a do ferro, o número de mols envolvido nesse experimento será menor, o que faz com que um número de mols menor de HCl seja utilizado. Portanto, V3 < V1.
Concluindo: V2 > V1 > V3.
Resposta: D