Prova Q e X
De tempos em tempos, o mundo se choca com notícias sobre o uso de armas químicas em conflitos. O sarin é um composto organofosforado líquido, insípido, incolor e inodoro, altamente volátil, que se transforma em gás quando exposto ao ar, sendo um dos principais alvos dessas notícias. Em 1955, um projeto confidencial do exército americano estudou a eficiência de hipoclorito na eliminação de sarin em ambientes contaminados. A tabela a seguir mostra alguns resultados obtidos nesse estudo.
Sendo t1/2 o tempo para a concentração do sarin cair à metade, de acordo com a tabela a reação é mais rápida em
(a) maiores concentrações de hipoclorito, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da acidez do meio reacional.
(b) menores concentrações de hipoclorito, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da acidez do meio reacional.
(c) meios mais ácidos, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da concentração do hipoclorito.
(d) meios menos ácidos, mas não há elementos suficientes para analisar a influência da concentração do hipoclorito.
Resolução
Para uma mesma concentração de hipoclorito, 2,8 mmol/ L, o tempo de meia vida é de 96 minutos em um pH do meio no valor de 5. Já em pH 6, o tempo de meia vida cai para 11 minutos.
Desse modo, nota-se que o aumento do pH quando se está em um meio ácido, provoca a diminuição do tempo de meia vida da substância, provocando o aumento da velocidade de reação.
Analisando a concentração de 0,04 mmol/L verifica-se que em pH 8, o tempo de meia vida é de 33 minutos, enquanto em pH 9 é de 18 minutos. Nesse caso, aumentando-se o pH do meio quando este se encontra básico, também promove-se a diminuição do tempo de meia vida e o aumento da velocidade de reação.
Ou seja, conclui-se que em uma mesma concentração, o aumento do pH diminui o tempo de meia vida do hipoclorito, aumentando a sua velocidade de reação.
No entanto, não há informações adicionais para avaliar a influência da concentração nesses fatores.
Resposta: D