Questão 36 (Unicamp 2022)

Prova Q e X

Resíduos de papel contribuem para que o clima mude mais do que a maioria das pessoas pensam. A Blue Planet Ink anunciou que sua tinta de impressora autoapagável Paper Saver® agora está disponível em cartuchos remanufaturados para uso em impressoras de uma determinada marca. A tinta autoapagável (economizadora de papel) é uma tinta roxa de base aquosa, que pode ser impressa em papel sulfite normal. Um cartucho rende a impressão de até 4000 folhas. Com a exposição ao ar, ao absorver dióxido de carbono e vapor de água, o componente ativo (corante) da tinta perde sua cor, a impressão torna-se não visível e o papel fica branco, tornando possível sua reutilização. 

Sabe-se que o componente ativo da tinta Paper Saver® é o indicador o-cresolftaleína. As formas estruturais A e B, a seguir, representam o componente ativo quando se mostra incolor e quando se mostra roxo, não necessariamente nessa sequência.  

Imagem mostrando as estruturas do indicador o-cresolftaleína.
Forma A: presença de um grupo -COO 
Forma B: presença de um grupo -COOC

Dessa forma, pode-se afirmar que na mudança da cor roxa para incolor ocorreu um 

a) abaixamento do pH, e a maioria das moléculas do indicador que estava no cartucho mudou da forma B para a forma A. 

b) aumento do pH, e a maioria das moléculas do indicador que estava no cartucho mudou da forma B para a forma A. 

c) abaixamento do pH, e a maioria das moléculas do indicador que estava no cartucho mudou da forma A para a forma B.

d) aumento do pH, e a maioria das moléculas do indicador que estava no cartucho mudou da forma A para a forma B.

Resolução 

Ao expor a tinta do cartucho ao ar, há a absorção de CO2 e moléculas de H2O do ar. Assim, o meio se torna ácido, já que a concentração de íons H+ aumenta:

H2O + CO2 ⇌ H+ + HCO3

A presença desses íons H+ provoca a protonação do grupo carbonila da estrutura A e se transforma na estrutura B. Portanto, a mudança da coloração da cor roxa para incolor ocorre devido ao aumento da acidez da solução (abaixamento do pH).

Imagem mostrando o equilíbrio entre as estruturas do indicador o-cresolftaleína.
Forma A: presença de um grupo -COO e tem a cor roxa 
Forma B: presença de um grupo -COOC e é incolor

Por conta do deslocamento do equilíbrio para o favorecimento da formação de B, a maioria das moléculas mudou sua forma de A para B.

Resposta: C

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.