Questão 47 (Unicamp 2020)

Prova Q e X

O Termômetro de Galileu (Figura A) é uma forma criativa de se estimar a temperatura ambiente. Ele consiste em uma coluna de vidro preenchida com um líquido. Em seu interior, são colocadas várias bolas de vidro colorido calibradas e marcadas para a leitura da temperatura. As bolas de vidro sobem ou descem em função da temperatura. A sensibilidade do Termômetro de Galileu reside na sua capacidade de separar duas leituras de temperaturas. A figura B é um gráfico de densidade em função da temperatura para água e etanol, dois líquidos que poderiam ser usados no termômetro. 

termômetro de galileu

De acordo com essas informações e os conhecimentos de química, a leitura correta da temperatura do termômetro representado na Figura A pode ser indicada pela bola de vidro que se situa 

(a) mais abaixo entre as que se encontram na parte de cima do tubo, sendo que a água proporcionaria um termômetro mais sensível.

(b) mais acima entre as que se encontram na parte de baixo do tubo, sendo que a água proporcionaria um termômetro mais sensível. 

(c) mais acima entre as que se encontram na parte de cima do tubo, sendo que o etanol proporcionaria um termômetro mais sensível. 

(d) mais abaixo entre as que se encontram na parte de cima do tubo, sendo que o etanol proporcionaria um termômetro mais sensível. 

Resolução

Nesse tipo de termômetro, a leitura está baseada nas bolinhas de vidro que sobem e descem no líquido. Este movimento é dependente da densidade do líquido contido nos tubos que variam de acordo com a temperatura. 

Ao analisar o gráfico, verifica-se que o etanol é o líquido que apresenta maior variação de densidade com a mudança de temperatura e por isso, proporciona uma sensibilidade maior do termômetro. 

Sob temperatura ambiente, a densidade do etanol é baixa e assim, a bola de vidro mais abaixo entre as bolinhas que se encontram na parte de cima do tubo relacionam-se com o valor mais próximo da temperatura ambiente. 

Resposta: D

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.