Primeira fase
A empresa responsável pela operação da usina nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), informou que as amostras de água coletadas na central em julho de 2013 continham um nível recorde de radioatividade, cinco vezes maior que o detectado originalmente. A Tepco explicou que uma nova medição revelou que o líquido, coletado de um poço de observação entre os reatores 1 e 2 da fábrica, continha nível recorde do isótopo radioativo estrôncio-90.
(www.folha.uol.com.br. Adaptado.)
O estrôncio, por apresentar comportamento químico semelhante ao do cálcio, pode substituir este nos dentes e nos ossos dos seres humanos. No caso do isótopo Sr-90, radioativo, essa substituição pode ser prejudicial à saúde. Considere os números atômicos do Sr = 38 e do Ca = 20. É correto afirmar que a semelhança de comportamento químico entre o cálcio e o estrôncio ocorre porque
(a) apresentam aproximadamente o mesmo raio atômico e, por isso, podem ser facilmente intercambiáveis na formação de compostos.
(b) apresentam o mesmo número de elétrons e, por isso, podem ser facilmente intercambiáveis na formação de compostos.
(c) ocupam o mesmo grupo da Classificação Periódica, logo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência e formam cátions com a mesma carga.
(d) estão localizados no mesmo período da Classificação Periódica.
(e) são dois metais representativos e, por isso, apresentam as mesmas propriedades químicas.
Resolução
De acordo com a distribuição eletrônica de ambos os átomos, temos:
20Ca: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2
38Sr: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2
Ambos os átomos são pertencentes ao grupo 2, ou seja, possuem 2 elétrons na camada de valência. Como ocupam o mesmo grupo na tabela periódica, apresentam comportamentos semelhantes e assim, formam cátions que apresentam a mesma valência.
Resposta: C