Primeira fase
A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de todas as frequências do espectro visível. O espectro de radiação emitido por um elemento, quando submetido a um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade, o que fornece “uma impressão digital” desse elemento. Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama. A tabela apresenta as cores características emitidas por alguns elementos no teste de chama:
Uma estudante preparou 10,0 mL de uma solução 1,00 mol·L–1 de cloreto de um dos metais apresentados na tabela do texto a fim de realizar um teste de chama em laboratório. No teste de chama houve liberação de luz vermelha intensa. A partir das informações contidas no texto e utilizando a classificação periódica dos elementos, assinale a alternativa que apresenta a massa do sal utilizado pela estudante, em gramas, e a sua fórmula.
(a) 1,11 e CaCl2.
(b) 7,56 e CaCl.
(c) 11,1 e CaCl2.
(d) 0,756 e CaCl.
(e) 0,111 e CaCl2.
Resolução
No teste de chama, verifica-se uma cor vermelha. Desse modo, de acordo com a tabela fornecida, o elemento envolvido será o cátion Ca2+
O composto em questão é um cloreto. Como o cálcio cede 2 elétrons e forma o Ca2+, serão necessários dois átomos de cloro para a formação do composto, uma vez que o íon cloro recebe um elétron, Cl–.
Sendo assim, temos 10 mL de uma solução 1 mol L-1 de CaCl2.
Sabendo a massa de cada um dos átomos do CaCl2 podemos calcular a sua massa molar:
M = 1. Ca + 2. Cl
M = 1. 40,1 g/mol + 2. 35,5 g/mol
M = 111,1 g/mol
Com esse valor calculado, calcula-se a massa a partir da concentração da solução :
1 mol ——————– 1 L ——————– 111,1 g
0,01 L —————- X
X = 1,11 g
Resposta: A