Prova V – Primeira fase
O eugenol, extraído de plantas, pode ser transformado em seu isômero isoeugenol, muito utilizado na indústria de perfumes. A transformação pode ser feita em solução alcoólica de KOH.
Foram feitos três experimentos de isomerização, à mesma temperatura, empregandoͲse massas iguais de eugenol e volumes iguais de soluções alcoólicas de KOH de diferentes concentrações. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de conversão do eugenol em isoeugenol em função do tempo, para cada experimento.
Analisando-se o gráfico, pode-se concluir corretamente que
(a) a isomerização de eugenol em isoeugenol é exotérmica.
(b) o aumento da concentração de KOH provoca o aumento da velocidade da reação de isomerização.
(c) o aumento da concentração de KOH provoca a decomposição do isoeugenol.
(d) a massa de isoeugenol na solução, duas horas após o início da reação, era maior do que a de eugenol em dois dos experimentos realizados.
(e) a conversão de eugenol em isoeugenol, três horas após o início da reação, era superior a 50% nos três experimentos.
Resolução
O cálculo da velocidade de isomerização do eugenol é calculado a partir da porcentagem de conversão do isoeugenol em relação ao tempo.
Desse modo, por meio do gráfico tem-se que quanto maior a concentração de KOH, maior será a conversão e consequentemente a velocidade da reação. No entanto, não é possível inferir detalhes envolvendo o calor de reação pelo gráfico.
Não há decomposição do eugenol ao longo do tempo e sim isomerização. Após o tempo de 2 horas, somente o experimento I apresenta mais de 50% de isoeugenol no sistema. O experimento III, só terá mais de 50% de isoeugenol após 8 horas de experimento.
Resposta: B