Primeira fase
Pela 1.ª vez, drogas contra intoxicação radioativa alcançam bons resultados
Remédios para tratar intoxicação por radiação devem ser aprovados nos próximos anos. Hoje não existe nenhuma terapia para o tratamento e a prevenção dos danos fisiológicos da radiação, cujo principal efeito é a produção de radicais livres. A radiação atinge as moléculas de água e oxigênio abundantes no organismo e produz os radicais livres, que ao reagir alteram diversas estruturas celulares. A maioria das novas drogas tem a finalidade de diminuir os estragos produzidos pelos radicais livres.
(O Estado de S.Paulo, 13.02.2012. Adaptado.)
Em química, uma substância que tem a propriedade de diminuir os estragos produzidos por radicais livres é classificada como um
(a) antiácido.
(b) hidratante.
(c) cicatrizante.
(d) esterilizante.
(e) antioxidante.
Resolução
Os radicais livres apresentam pares de elétrons desemparelhados em sua estrutura, ou seja, são espécies químicas que possuem um número ímpar de elétrons na sua camada de valência.
Sendo portanto, espécies muito reativas e instáveis. Como há elétrons desemparelhados, os radicais livres tendem a ganhar elétrons, funcionando como um agente oxidante. Logo, a substância que possui a propriedade de diminuir os estragos dessas substâncias é chamada de antioxidante.
Resposta: E