Primeira fase
A energia emitida pelo Sol é o resultado de diferentes fusões nucleares que ocorrem nesse astro. Algumas reações nucleares que ocorrem no Sol são:
Estima-se que, a cada segundo, 657 milhões de toneladas de hidrogênio estejam produzindo 653 milhões de toneladas de hélio. Supõe-se que a diferença, 4 milhões de toneladas, equivalha à energia liberada e enviada para o espaço.
(Angélica Ambrogi et al. Unidades modulares de química, 1987. Adaptado.)
Sobre a situação apresentada no texto foram feitas três afirmações:
I. A quantidade de energia enviada para o espaço a cada segundo, equivalente a aproximadamente 4 milhões de toneladas de hidrogênio, pode ser estimada pela equação de Einstein, E = mc2 .
II. Todas as reações de fusão nuclear representadas são endotérmicas.
III. No conjunto das equações apresentadas, nota-se a presença de 3 isótopos do hidrogênio e 2 do hélio.
É correto o que se afirma somente em
(a) II.
(b) II e III.
(c) III.
(d) I.
(e) I e III.
Resolução
- Como a massa inicial é de 657 milhões de toneladas e a final é de 653 milhões, há uma perda de massa na forma de energia, sendo de aproximadamente 4 milhões de toneladas. Esse valor pode ser estimado pela Equação de Einstein. Afirmação verdadeira.
- Todas as reações de fusão apresentadas liberam energia, sendo então reações exotérmicas e não endotérmicas. Afirmação falsa.
- Afirmação verdadeira. Isótopos de hidrogênio: 11H, 12H e 13H e isótopos de hélio: 23He e 24He. Lembrando que isótopos possuem o mesmo número atômico e diferentes massas.
Resposta: E