Prova S e X
O trecho seguinte foi extraído de uma revista de divulgação do conhecimento químico, e trata de alguns aspectos da lavagem a seco de tecidos. “Tratando-se do desempenho para lavar, o tetracloroetileno é um solvente efetivo para limpeza das roupas, pois evita o encolhimento dos tecidos, já que evapora facilmente, dada sua baixa pressão de vapor (0,017 atm., 20oC), e dissolve manchas lipofílicas, como óleos, ceras e gorduras em geral…” A leitura desse trecho sugere que o tetracloroetileno é um líquido apolar e sua alta volatilidade se deve ao seu baixo valor de pressão de vapor. Levando em conta o conhecimento químico, pode-se
(a) concordar parcialmente com a sugestão, pois há argumentos que justificam a polaridade, mas não há argumentos que justifiquem a volatilidade.
(b) concordar totalmente com a sugestão, pois os argumentos referentes à polaridade e à volatilidade apresentados no trecho justificam ambas.
(c) concordar parcialmente, pois não há argumentos que justifiquem a polaridade, mas há argumentos que justificam a volatilidade.
(d) discordar totalmente, pois não há argumentos que justifiquem a polaridade nem a volatilidade.
Resolução
Analisando a estrutura do tetracloroetileno verifica-se que corresponde a uma molécula apolar. De acordo com os conhecimentos básicos da solubilidade, sabe-se que semelhantes dissolvem semelhantes e por isso, moléculas apolares dissolvem outras moléculas apolares, como por exemplo, manchas lipofílicas como óleos, gorduras e ceras no geral.
No entanto, devido ao baixo vapor de pressão do tetracloroetileno, essa molécula não evapora com facilidade possuindo uma alta temperatura de ebulição.
Desse modo, o trecho do texto apresenta argumentos favoráveis à polaridade, mas não favoráveis à volatilidade da substância.
Resposta: A