Prova Q e Y
Bebidas gaseificadas apresentam o inconveniente de perderem a graça depois de abertas. A pressão do CO2 no interior de uma garrafa de refrigerante, antes de ser aberta, gira em torno de 3,5 atm, e é sabido que, depois de aberta, ele não apresenta as mesmas características iniciais. Considere uma garrafa de refrigerante de 2 litros, sendo aberta e fechada a cada 4 horas, retirando-se de seu interior 250 mL de refrigerante de cada vez. Nessas condições, pode-se afirmar corretamente que, dos gráficos a seguir, o que mais se aproxima do comportamento da pressão dentro da garrafa, em função do tempo é o
Resolução
Ao abrir a garrafa, ocorre a queda da pressão no interior dela ficando igual à pressão atmosférica devido à saída de CO2.
No entanto, ao fechar novamente a garrafa, a pressão interior volta a ficar maior que a pressão atmosférica, mas não atinge o valor inicial de 3,5 atm, uma vez que uma parte do CO2 já foi liberado.
Ou seja, sempre que abrir a garrafa, a pressão se iguala a pressão atmosférica. Quando a garrafa é fechada, pressão aumenta, mas não atinge o valor máximo anterior devido à eliminação de CO2.
Desse modo, o gráfico que melhor se adequa a esse comportamento é o apresentado em B.
Resposta: B