O que são bases?
As bases, segundo Arrhenius, são as substâncias que em solução aquosa se dissociam e liberam o ânion OH– (íons hidroxila) em solução.
Desse modo, pode-se dizer que as bases são compostos inorgânicos e iônicos formados por um cátion de elemento metálico ligado ionicamente ao íon OH–.
De modo geral, uma das principais características das bases é o seu sabor adstringente capaz de provocar uma sensação de “amarração” na boca.
Quando dissolvidos em água, liberam íons que são responsáveis por conduzirem corrente elétrica, do mesmo modo que ocorre com os ácidos, mas o pH de uma solução básica é maior que 7. Além disso, a reação entre um ácido e uma base, forma sal e água.
Por fim, sabe-se que as soluções alcalinas ou básicas são conhecidas como “aceitadoras de prótons”.
Qual é a classificação das bases?
As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas, solubilidade e o grau de dissociação.
Número de hidroxilas
Essa classificação está relacionada ao número de grupos hidroxilas presente na estrutura da base que podem ser: monobase (1 grupo OH–), dibase (2 grupos OH–), tribase (3 grupos OH–) e tetrabases (4 grupos OH–).
Solubilidade
A classificação quanto à solubilidade está relacionada à capacidade das bases de se dissolverem em água. Desse modo, elas podem ser:
- Solúveis: são as bases que possuem metal alcalino ou amônio na composição;
- Pouco solúveis: possuem átomos de metal alcalino terrosos na sua estrutura;
- Insolúveis: possuem qualquer outro átomo de metal na sua composição.
Grau de dissociação
Essa classificação está diretamente relacionada à solubilidade das bases. Se a base for insolúvel, há um grau baixo de dissociação e assim, ela é considerada uma base fraca. No entanto, se a base for solúvel, sua dissociação é alta e a base é forte.
Além disso, conhecer a força das bases auxilia na determinação de bons eletrólitos. Bases fortes são melhores eletrólitos que as bases fracas.
Quais as principais bases?
Hidróxido de sódio (NaOH)
O hidróxido de sódio é uma base utilizada na fabricação de sabão, detergente, produtos para desentupir ralos e pias e muitos outros produtos. Conhecida também como soda cáustica é muito empregada em processos industriais como a extração de celulose nas indústrias de papel e também na pesquisa, sendo aplicada como eletrólito em projetos envolvendo células a combustível.
Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2)
Essa base está presente em um produto conhecido como leite de magnésia sendo utilizado como laxante e antiácido estomacal.
Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2)
O hidróxido de cálcio é utilizado em grandes proporções na construção civil. Esse fato se deve à utilização da cal (nome comum da base) no preparo de argamassas e na caiação. Além disso, o hidróxido de cálcio também era utilizado para a purificação do açúcar em indústrias de açúcar e álcool.
Hidróxido de amônio (NH4OH)
Essa base é utilizada em produtos de limpeza, na revelação de filmes fotográficos e também em detergentes e na indústria têxtil.
Hidróxido de potássio (KOH)
O hidróxido de potássio é muito utilizado na fabricação de sabões e no processamento de alguns alimentos.
Nomenclatura das bases
A nomenclatura das bases segue uma regra geral como apresentada a seguir:
Hidróxido + de + nome do metal ou amônio
Se a base apresentar um elemento que não pertence às famílias IA, IIA ou IIIA da tabela periódica, é necessário indicar o número de hidroxilas em algarismo romano logo a frente do nome do elemento.
Quer receber conteúdos como esse diretamente no seu celular? Acesse nosso grupo do Telegram.