Prova amarela
As águas subterrâneas têm sido contaminadas pelo uso de pesticidas na agricultura. Entre as várias substâncias usualmente encontradas, algumas são apresentadas na figura. A distinção dessas substâncias pode ser feita por meio de uma análise química qualitativa, ou seja, determinando sua presença mediante a adição de um reagente específico. O hidróxido de sódio é capaz de identificar a presença de um desses pesticidas pela reação ácido-base de Brönsted-Lowry.
O teste positivo será observado com o pesticida
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
Resolução
Para identificação do pesticida, é realizada uma análise por meio de uma reação ácido-base de Brönsted-Lowry. Desse modo, a molécula apresenta caráter ácido, uma vez que a reação é realizada com hidróxido de sódio (NaOH).
De acordo com a definição, os ácidos de Brönsted-Lowry são as substâncias capazes de doar prótons. Sendo assim, analisando individualmente cada uma das alternativas, temos que:
I) a molécula apresenta átomos de nitrogênio com elétrons livres, o que faz com que sejam receptores de prótons e não doadores;
II) o mesmo acontece com a molécula II, a presença de nitrogênio com par de elétrons livres, torna a molécula receptora de prótons;
IV e V) em ambas as moléculas, há a presença de átomos de oxigênio com pares de elétrons livres, tornando-as moléculas receptoras de prótons e não doadoras.
III) nessa molécula, há a presença de dois grupos hidroxila que podem liberar H+ para o meio, sendo assim, a molécula é doadora de prótons, caracterizando como um ácido.
Resposta: C