A Química Orgânica é a principal temática de Química cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo algo bem recorrente na realização das provas. Como definição: a Química Orgânica é a área de Química que estuda os compostos formados por carbono. Entender essa parte da disciplina é um dos segredos para ir bem no ENEM.
Dentro desse assunto, alguns tópicos acabam se destacando mais em relação aos outros e merecem uma atenção especial, como é o caso das funções orgânicas, das propriedades dos compostos orgânicos e as reações químicas que eles estão envolvidos.
De todo o modo, ressalta-se que a nomenclatura dessas substâncias embora não costume aparecer de modo direto com perguntas específicas como “qual o nome desse composto?”, tende a aparecer mais em segundo plano, uma vez que, os nomes dos compostos estão presentes no enunciado para se avaliar as propriedades dos compostos citados e também nas reações analisadas. Assim é fundamental dominar a nomenclatura para que se possa entender todos os aspectos das questões e interpretá-las adequadamente.
Principais assunto de Química Orgânica no ENEM
Como mencionado anteriormente, as funções orgânicas, as propriedades dos compostos orgânicos e as reações orgânicas são os principais assuntos dentro da Química Orgânica que aparecem no ENEM.
Funções orgânicas
As funções orgânicas correspondem aos grupos de compostos que apresentam grupos de átomos semelhantes entre si. A presença desses grupos faz com que as substâncias tenham características semelhantes.
É comum que a identificação das funções orgânicas esteja presente nas questões em que a estrutura das moléculas é apresentada e solicita-se qual a função orgânica presente na molécula. Logo, é importante saber identificar os grupos funcionais que constituem cada uma das funções.
Exemplo de questão abordando funções orgânicas
(ENEM 2012) A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos.
Identifique as funções orgânicas presentes simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados:
(b) Cetona e éster.
(c) Álcool e cetona.
(d) Aldeído e cetona.
(e) Éter e ácido carboxílico.
Resolução: Analisando cada uma das moléculas apresentadas, temos:
A partir disso, conclui-se que as funções orgânicas presentes simultaneamente nos dois biopesticidas são éster e cetona. A função álcool só está presente na Coronopilina.
Resposta: B
Propriedades dos compostos orgânicos
Quando se fala das propriedades dos compostos orgânicos leva-se em conta as características das moléculas de acordo com os átomos e funções presentes na sua estrutura.
De acordo com a função presente, tem-se características diferentes e comportamentos diferentes da molécula em determinadas condições.
É comum que na prova do ENEM caia questões envolvendo a polaridade dos compostos e também sobre a presença de isomeria nas moléculas.
Exemplo de questão abordando propriedades dos compostos orgânicos
(ENEM 2012) O armazenamento de certas vitaminas no organismo apresenta grande dependência de sua solubilidade. Por exemplo, vitaminas hidrossolúveis devem ser incluídas na dieta diária, enquanto vitaminas lipossolúveis são armazenadas em quantidades suficientes para evitar doenças causadas pela sua carência. A seguir são apresentadas as estruturas químicas de cinco vitaminas necessárias ao organismo.
Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementação diária é
(a) I.
(b) II.
(c) III.
(d) IV.
(e) V.
Resolução: Considerando as informações apresentadas, pode-se deduzir que a maior dificuldade está no armazenamento das vitaminas hidrossolúveis no organismo. Desse modo, são essas as vitaminas que necessitam de suplementação diária. Isso acontece porque as vitaminas hidrossolúveis são solubilizadas na água sendo facilmente eliminadas pelo organismo.
Analisando as estruturas mostradas, a maior polaridade estará na molécula que possui maior quantidade de grupos hidroxila (-OH) que são responsáveis por realizar ligações de hidrogênio com as moléculas de água e que apresentem também uma cadeia carbônica menor. Com isso, a molécula mais hidrossolúvel é representada em III.
Resposta: C
Reações orgânicas
Por fim, um último assunto de Química Orgânica que merece sua atenção para a prova do ENEM é o de reações orgânicas.
As reações orgânicas são as reações que envolvem os compostos orgânicos e apresentam comportamentos semelhantes como por exemplo, as reações de adição e de substituição. Reações de esterificação que ocorrem entre um ácido e um álcool e original um éster e água e a reação de saponificação que ocorre entre um éster e uma base forte originando os compostos que conhecemos como sabão são de extrema importância.
Desse modo, é imprescindível entender como cada uma das reações ocorre para assim prever os produtos finais do processo e também entender o mecanismo de reação de cada uma dessas situações.
Exemplo de questão abordando as reações orgânicas
(ENEM 2021) A simples atitude de não jogar direto no lixo ou no ralo da pia o óleo de cozinha usado pode contribuir para a redução da poluição ambiental. Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? Não existe um modelo ideal de descarte, mas uma alternativa simples tem sido reaproveitá-lo para fazer sabão. Para isso, são necessários, além do próprio óleo, água e soda cáustica.
LOBO, I. Sabão feito com óleo de cozinha. Disponível em: http://pga.pgr.mpf.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
Com base no texto, a reação química que permite o reaproveitamento do óleo vegetal é denominada
(a) redução.
(b) epoxidação.
(c) substituição.
(d) esterificação.
(e) saponificação.
Resolução: Para a formação de sabão a partir do óleo é necessário que ocorra a hidrólise básica dos lipídios (triglicerídeos, mais precisamente um triéster derivado de um ácido graxo insaturado). No caso, a reação ocorre entre o óleo de cozinha e a soda cáustica (hidróxido de sódio, NaOH).
Resposta: E
Interdisciplinaridade da Química Orgânica
Embora a Química Orgânica apareça individualmente nas questões de Química da prova é comum que as questões sejam interdisciplinares e assim, abrangem diferentes situações-problema.
Por isso, na maioria das vezes, as temáticas são cobradas em conjunto com outras disciplinas como por exemplo, Biologia e Geografia. Mas também pode ser cobrada juntamente com outros conteúdos de Química como Química Ambiental, Estequiometria e Termoquímica.
Por exemplo, a reação de combustão pode correlacionar a Química Orgânica em relação às reações orgânicas e a Termoquímica ao se perguntar a energia envolvida no processo. Logo, é importante ter domínio dessas características para compreender todos os aspectos das questões.