Lei de Proust

A Lei de Proust é conhecida como Lei das Proporções Constantes que nos diz que para a formação de substâncias compostas, os reagentes interagem em uma proporção constante de massa.

Conteúdo do post

O que é a Lei de Proust?

A Lei de Proust é conhecida também como Lei das Proporções Constantes ou Definidas e nos diz que a proporção em massa dos reagentes e das substâncias que são produzidas em uma reação é fixa, constante e invariável. 

O estudo das reações de decomposição foi um ponto importante para que o químico francês Joseph-Louis Proust (1754-1826) descobrisse e entendesse que as substâncias compostas apresentam uma composição fixa. A Lei de Proust serve como base para entender as fórmulas químicas como por exemplo, a fórmula molecular. 

Desse modo, a Lei pode ser enunciada como:

“Uma substância composta, obtida por fontes naturais ou então em laboratório, sempre é formada pelos mesmos elementos químicos numa relação de massas fixas, constantes e invariáveis.”

Vale ressaltar que a Lei de Proust só pode ser aplicada para substâncias puras. Isso porque substâncias puras apresentam sempre uma mesma composição enquanto as misturas não apresentam essa composição constante.

Como se aplica a Lei de Proust? 

Para entender melhor a aplicação da Lei de Proust, considere a reação de decomposição de amostras diferentes de água:

Decomposiçãoágua → hidrogênio         oxigênio
9 g de água9 g1 g 8 g
18 g de água 18 g2 g16 g
27 g de água27 g3 g24 g
Exemplo de aplicação da Lei de Proust

Considerando a divisão da massa de hidrogênio pela massa de oxigênio, chegamos em um mesmo resultado:

massa de hidrogênio/ massa de oxigênio = ⅛ = 2/16 = 3/24 = 0,125

Sendo assim, verifica-se que a proporção em massa dos elementos que compõem a água é sempre a mesma! A massa de oxigênio sempre será 8 vezes maior que a massa de hidrogênio.

Agora, considerando um novo cenário levando em conta a reação de formação da água com 3 g de hidrogênio e 8 g de oxigênio, temos que a reação acontece na proporção de 1 parte de hidrogênio para 8 partes de oxigênio, ocorrendo então o excesso de 2 g de hidrogênio, uma vez que a reação irá acontecer na proporção definida de 1:8. 

Se a proporção for seguida e o aumento ou diminuição da massa dos elementos que formam a substância acontecerem igualmente com todos os reagentes, a reação vai acontecer completamente. 

Como fazer o cálculo de Proust? 

Para realizar o cálculo da proporção de Lei de Proust, precisa-se ter em mente dois pontos principais:

  1. as substâncias que participam da reação sempre reagem com uma proporção definida e constante;
  2. a reação só ocorre se tiver uma proporção definida entre os participantes.

Em uma reação genérica, temos:

A + B → C 

ma + mb → mc

Se a reação ocorre com a proporção 1:2, a massa de B sempre será o dobro da massa de A para que o produto C seja formado. 

ma/ mb = ½ 

ma/ 2 ma = ½ 

ma + mb = mc

Se novos experimentos usando essa mesma reação química forem realizados utilizando novos valores de massa, os cálculos confirmam a proporção em massa definida da seguinte maneira:

ma/ ma’ = mb/ mb’ = mc/ mc’

É muito comum, os cálculos envolvendo a Lei de Proust estarem associados com outras Leis Ponderais como a Lei de Lavoisier. Essas leis são muito utilizadas na estequiometria. 

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.