Agente redutor e oxidante

Em reações de oxirredução as espécies químicas que sofrem oxidação e redução, também atuam como agente redutor e oxidante, respectivamente. O agente redutor provoca a redução de outra espécie, enquanto o agente oxidante provoca a oxidação de uma diferente espécie química.

Conteúdo do post

O que é um agente redutor e oxidante?

Numa reação de oxidorredução há a transferência de elétrons entre duas espécies químicas. A presença de um agente redutor e de um agente oxidante é uma das características principais dessas reações.

O agente redutor perde elétrons e provoca a redução de outras espécies químicas na reação, e diante disso, seu número de oxidação (NOX) aumenta. Desse modo, pode-se dizer que a espécie que sofre a oxidação em uma reação também é o agente redutor.

 Já o agente oxidante ganha elétrons, sendo a substância que é reduzida durante uma reação de oxirredução. Sendo assim, o agente oxidante é responsável por causar a oxidação de outra espécie química. Devido a esse fato, seu número de oxidação diminui

Características de agente redutor e oxidante
Definição de agente redutor e oxidante

Para visualizar estes conceitos, observe a reação de obtenção de ferro metálico:

Fe2O3 (s) + CO (g) → Fe2 (s) + 3CO2 (g)

Para essa reação tem-se que o número de oxidação para cada um dos elementos é:

Fe2O3 (s) + CO (g) → Fe2 (s) + 3CO2 (g)

(3)(-2)   +   (2)(-2) →    0        + (4)(-2)

Nota-se que o NOX do ferro diminuiu, ou seja, ganhou elétrons e sofreu redução, assim, Fe2O3 atua como agente oxidante da reação.

Para que a redução ocorra, uma espécie química necessita oxidar simultaneamente. Observando os valores de NOX apresentados, observa-se que o há o aumento do número de oxidação no carbono que saiu de +2 para +4. Logo, o carbono perdeu elétrons, e o CO atua como agente redutor da reação.

Exemplos de agentes redutores e oxidantes

Os agentes redutores e oxidantes estão em diversos processos presentes no dia-a-dia como por exemplo: na revelação de filmes fotográficos, na produção de vinagre e nos testes de bafômetros.

Revelação de filmes fotográficos

Os filmes antigos para a revelação de fotos apresentavam em sua composição sais de prata que eram sensíveis à luz. A preparação dos negativos era decorrente da redução dos íons Ag+ pela incidência da luz.

Produção de vinagre

O vinagre é obtido por meio da oxidação do vinho. Isso acontece devido à oxidação do etanol presente no vinho ao estar exposto ao ar atmosférico dando origem ao ácido acético (componente principal do vinagre). O oxigênio presente no ar é o agente oxidante da reação. 

Oxidação do vinho em vinagre
Transformação do vinho em vinagre

Bafômetro

Em um bafômetro há uma solução aquosa com sais de dicromato de potássio e sílica que apresentam cor laranja que reagem em contato com o vapor de álcool presente na respiração. Ao entrar em contato com o álcool, há a mudança da cor para verde. Esse fato ocorre devido à oxidação do etanol.

Como saber qual é o melhor agente oxidante? E o melhor agente redutor?

Como apresentado inicialmente, o agente oxidante é a espécie química que sofreu redução em uma reação redox e provocou a oxidação de outra espécie. 

Para determinar qual é o agente oxidante mais forte é necessário avaliar o valor do potencial de redução da substância. Quanto maior esse valor, mais fácil de ganhar elétrons e sofre redução, sendo um bom agente oxidante. Outro índice que auxilia na identificação, é o potencial de oxidação. Nesse caso, quanto menor esse valor, melhor será como agente oxidante

Para a determinação do melhor agente redutor é só avaliar esses mesmos valores de potenciais. O melhor agente redutor apresenta menor potencial de redução e maior potencial de oxidação. 

Compartilhe:

Gases ideais

Os gases ideais são modelos idealizados em que as suas partículas apresentam tamanho desprezível e não possuem forças repulsivas ou atrativas entre suas moléculas.

Ler mais
capa_bomba_nuclear

Bomba nuclear

As bombas nucleares são armas nucleares que se utilizam dos processos de fissão e fusão nuclear para proporcionar uma grande liberação de energia.

Ler mais
imagem de destaque coloides

Coloides

Os coloides ou sistemas coloidais são misturas que parecem homogêneas a olho nu, no entanto, apresentam duas fases: fase dispersa e fase dispersante.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.