Destilação simples

A destilação simples é utilizada para separar misturas sólido-líquido homogêneas por meio da vaporização de um dos componentes.

Conteúdo do post

O que é destilação simples?

A destilação simples é um método de separação de misturas homogêneas formadas por, pelo menos, um sólido e um líquido, ou seja, essa técnica promove a separação do sólido dissolvido no líquido por meio das diferentes temperaturas de ebulição dos componentes.

Nesse processo, ocorrem transformações de estado físico. A primeira transformação decorre da vaporização do líquido presente na mistura, sendo seguido, da sua condensação.

Ademais, o sólido que antes estava dissolvido passa a ser encontrado em sua forma original ao final da destilação. 

Como montar o sistema de destilação simples?

O sistema desse tipo de destilação é constituído por diferentes partes, como:

  • Bico de Bunsen ou chapa de aquecimento: utilizado como fonte de calor ao sistema para que possa aquecer a solução;
  • Balão de destilação (fundo redondo): recipiente onde adiciona-se a mistura homogênea de um sólido dissolvido em um líquido;
  • Termômetro: o termômetro é responsável por controlar a temperatura da solução;
  • Condensador: é o utensílio responsável por provocar a condensação do vapor do líquido, transformando-o em líquido novamente;
  • Frasco coletor: formado por diferentes vidrarias, como o erlenmeyer ou um béquer, mas apresenta a função de recolher o líquido separado do sólido. 
Sistema de destilação simples
Sistema de destilação simples com os equipamentos principais

Além dos equipamentos principais, existem os equipamentos acessórios para a montagem do sistema, como, por exemplo:

  • Suporte universal: utilizado para prender a garra do sistema;
  • Garra: é responsável por manter o balão de destilação suspenso para receber o aquecimento;
  • Tela de amianto: localiza-se entre a chama do bico de Bunsen e o balão de fundo redondo para que a chama não incida diretamente sobre a vidraria;
  • Torneira de água e mangueira de látex: utilizado para inserir água resfriada na parte externa do condensador (a água entra resfriada na entrada e sai aquecida na saída do condensador);
  • Conector: responsável por interligar duas vidrarias do sistema, como o balão e o condensador, por exemplo;
  • Rolha: se necessário, veda-se o balão com a rolha, permitindo apenas o encaixe do termômetro.

Como ocorre uma destilação simples?

A destilação ocorre de acordo com os seguintes passos:

  1. O primeiro passo: realizar a montagem do sistema;
  2. Em seguida, adiciona-se a mistura homogênea ao balão de destilação para receber calor de uma fonte de aquecimento;
  3. Assim que o líquido começa a ser aquecido, inicia-se o processo de vaporização, ou seja, há a passagem do estado líquido para gasoso;
  4. O vapor segue sua trajetória até o condensador, onde encontra uma temperatura mais baixa devido à passagem de água resfriada e sofre condensação que é a transformação do estado gasoso ao líquido;
  5. Por fim, recolhe-se o líquido no frasco coletor e o sólido permanece no balão de fundo redondo.

Exemplos de destilação simples

Utiliza-se a destilação simples na indústria para promover a separação de substâncias presentes em misturas de uma única fase. Um exemplo, é a dessalinização da água do mar. Por meio desse processo, é possível separar a água dos sais presentes no mar e, obter água potável.

A separação de cloreto de sódio e água também é realizada por meio da destilação simples, uma vez que a água é mais volátil que o sal. 

Outros exemplos em que se utiliza esse método de separação são: água e nitrato de sódio e enxofre e dissulfeto de carbono.

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.