O que é a entalpia?
A entalpia (H) de um sistema é uma grandeza que informa a quantidade de energia que poderia ser transformada em calor durante um processo a pressão constante.
Essa energia está contida nos reagentes das reações e com a transformação química, ela é liberada. Caso a transformação necessite de mais energia para ocorrer há a absorção de calor do ambiente.
Desse modo, pode-se dizer que a entalpia é a energia térmica envolvida em cada uma das reações químicas.
O que é a variação de entalpia?
A variação de entalpia (ΔH) de um sistema é responsável por informar a quantidade de calor trocado por esse sistema, a pressão constante. O sinal do ΔH informa se o processo é exotérmico (ΔH<0) ou endotérmico (ΔH>0).
O cálculo do ΔH é feito por meio da equação apresentada a seguir:
ΔH = Hfinal – Hinicial ou ΔH = Hprodutos – Hreagentes
Por convenção, as substâncias simples apresentam ΔH igual a 0.
Ao considerar a substância envolvida no processo em seu estado mais estável, sob temperatura de 25oC e pressão de 1 atm, o valor de entalpia considerado é a entalpia padrão (Ho). Desse modo, quando todos os reagentes envolvidos no processo estiverem sob seu estado padrão, a variação de energia é denominada de variação de entalpia padrão (ΔHo).
Quando um processo exotérmico ocorre em um sistema a pressão constante, esse sistema libera calor para o ambiente e sua entalpia diminui. Desse modo, a variação de energia será negativa, uma vez que sai energia do sistema.
Já quando o processo é endotérmico, esse sistema absorve calor do ambiente e sua entalpia aumenta. Nesse caso, a variação de entalpia será positiva devido a entrada de energia no sistema.
Quais são os tipos de entalpia de reação?
Entalpia de mudança de estado físico
Essa é a entalpia necessária para que um mol de substância em condições padrão de temperatura e pressão mude seu estado físico.
Usando um exemplo, quando um mol de água líquida passa para a fase sólida, a pressão constante, o sistema perde aproximadamente 6,01 kJ de energia, ou seja, o processo possui um ΔH = – 6,01 kJ.
Entalpia de formação
É o calor envolvido na formação de um mol de substância a partir de substâncias simples que apresentam entalpia igual a 0 por estarem em seu estado padrão.
Desse modo, a determinação do ΔH é feito através de medidas experimentais.
Entalpia de combustão
A entalpia de combustão é a energia liberada no processo de combustão de um mol de substância. Sendo assim, toda combustão é um processo exotérmico porque envolve liberação de calor no sistema.
Um exemplo disso é a reação de combustão do etanol:
C2H5OH (l) + O2 → 2 CO2 (g) + 3 H2O (l) ΔH = – 326 kcal/ mol
Entalpia de ligação
A entalpia de ligação é a energia necessária para realizar o rompimento de um mol de uma ligação química. Para que isso aconteça, é necessário que as substâncias absorvam calor. Isso implica em uma ΔH maior que 0 por ser um processo endotérmico.
Para romper uma ligação C-H, por exemplo, é preciso absorver 412,9 kJ/ mol.
Entalpia de neutralização
Essa é a variação de energia envolvida nas reações de neutralização de um mol de substância:
Ácido + Base → Sal e água
Outra definição é: a energia liberada na reação entre 1 mol de H+ e 1 mol de OH– que são fornecidos por um ácido e uma base forte, respectivamente, para a formação de 1 mol de água.
Entalpia de dissolução
Ocorre quando um mol de um soluto é dissolvido em água ou outro solvente, formando uma solução homogênea.