Quais são os três estados físicos da matéria
Os três principais estados são: sólido, líquido e gasoso. Além deles, existem outros como o plasma e condensado de Bose-Einstein.
1. Sólido
O estado sólido é caracterizado pelo maior agrupamento das moléculas. Com uma menor distância intermolecular, as forças de coesão predominam e a matéria assume uma forma fixa, sólida e sem alteração no volume.
2. Líquido
As moléculas estão menos agrupadas do que no estado sólido com maiores forças de repulsão. A matéria possui volume constante e assume forma desconhecida, dependendo do recipiente em que ela se encontra.
3. Gasoso
As moléculas estão muito mais distantes, com volumes e formas variadas. Seu volume depende da pressão e temperatura e a sua forma pode ser variada, também dependendo do recipiente em que ela está.
As mudanças de estados físicos da matéria
Existem cinco principais mudanças de estados físicos da matéria, sendo eles a fusão, solidificação, vaporização, condensação e sublimação.
Elas acontecem em determinados tipos de situação, como por exemplo variações na temperatura, pressão ou volume.
1. Fusão
A fusão corresponde à passagem do estado sólido para o líquido. O sistema sofre um aumento de temperatura, provocando o maior agitamento e distanciamento das moléculas.
A exemplo de um cubo de gelo dentro do copo: ele derrete e o seu conteúdo assume a forma do copo.
2. Solidificação
A solidificação é a mudança do estado líquido para o sólido quando seu sistema passa por uma diminuição da temperatura. Suas moléculas passam a estar mais próximas, com maiores forças de coesão e assumem uma forma fixa.
3. Vaporização
A vaporização corresponde à passagem do estado líquido para o estado gasoso. Suas moléculas são aquecidas de forma a aumentarem a força de repulsão entre elas.
Esse aquecimento pode ocorrer de duas formas: através da ebulição que é um aquecimento mais rápido e a evaporação que é mais lenta.
Exemplo da ebulição é quando gotas de água caem em uma chapa quente, vaporizando rapidamente. E a evaporação é quando colocamos as roupas no varal para secar e constantemente acontece essa vaporização das moléculas de água.
4. Condensação
A condensação consiste no retorno da fase gasosa para o estado líquido. As moléculas se resfriam, aumentam suas forças de coesão e assumem a fase líquida, com volume definido e uma forma variável.
Um exemplo clássico disso é quando, ao tomar um banho quente, o vapor de água se condensa no espelho do banheiro, aparecendo várias gotas por todo ele.
5. Sublimação
A sublimação são as mudanças de estado físico entre o sólido e o gasoso. Como por exemplo da naftalina, que sublima no guarda-roupa e não passa pelo estado líquido.