Estados físicos da matéria e suas mudanças

Conteúdo do post

Quais são os três estados físicos da matéria

Os três principais estados são: sólido, líquido e gasoso. Além deles, existem outros como o plasma e condensado de Bose-Einstein.

1. Sólido

O estado sólido é caracterizado pelo maior agrupamento das moléculas. Com uma menor distância intermolecular, as forças de coesão predominam e a matéria assume uma forma fixa, sólida e sem alteração no volume.

2. Líquido

As moléculas estão menos agrupadas do que no estado sólido com maiores forças de repulsão. A matéria possui volume constante e assume forma desconhecida, dependendo do recipiente em que ela se encontra.

3. Gasoso

As moléculas estão muito mais distantes, com volumes e formas variadas. Seu volume depende da pressão e temperatura e a sua forma pode ser variada, também dependendo do recipiente em que ela está.

Esquema ilustrando os estados físicos da matéria e suas mudanças
Os estados físicos da matéria e suas mudanças

As mudanças de estados físicos da matéria

Existem cinco principais mudanças de estados físicos da matéria, sendo eles a fusão, solidificação, vaporização, condensação e sublimação.

Elas acontecem em determinados tipos de situação, como por exemplo variações na temperatura, pressão ou volume.

1. Fusão

A fusão corresponde à passagem do estado sólido para o líquido. O sistema sofre um aumento de temperatura, provocando o maior agitamento e distanciamento das moléculas.

A exemplo de um cubo de gelo dentro do copo: ele derrete e o seu conteúdo assume a forma do copo. 

2. Solidificação

A solidificação é a mudança do estado líquido para o sólido quando seu sistema passa por uma diminuição da temperatura. Suas moléculas passam a estar mais próximas, com maiores forças de coesão e assumem uma forma fixa.

3. Vaporização

A vaporização corresponde à passagem do estado líquido para o estado gasoso. Suas moléculas são aquecidas de forma a aumentarem a força de repulsão entre elas.

Esse aquecimento pode ocorrer de duas formas: através da ebulição que é um aquecimento mais rápido e a evaporação que é mais lenta.

Exemplo da ebulição é quando gotas de água caem em uma chapa quente, vaporizando rapidamente. E a evaporação é quando colocamos as roupas no varal para secar e constantemente acontece essa vaporização das moléculas de água.

4. Condensação

A condensação consiste no retorno da fase gasosa para o estado líquido. As moléculas se resfriam, aumentam suas forças de coesão e assumem a fase líquida, com volume definido e uma forma variável.

Um exemplo clássico disso é quando, ao tomar um banho quente, o vapor de água se condensa no espelho do banheiro, aparecendo várias gotas por todo ele.

5. Sublimação

A sublimação são as mudanças de estado físico entre o sólido e o gasoso. Como por exemplo da naftalina, que sublima no guarda-roupa e não passa pelo estado líquido.

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.