Química Geral

A organização da Química em Química Geral permite a introdução de conceitos básicos da organização e das propriedades da matéria que servem como base para a compreensão de fenômenos mais complexos que estão presentes nas outras subdivisões da Química.

Conteúdo do post

O que é e o que estuda a Química Geral

A Química Geral é responsável por estudar desde os elementos químicos até as substâncias formadas por eles. Ela engloba assuntos como: o estudo do átomo, as ligações químicas, o estado físico da matéria e a separação de misturas, sendo a base para o estudo de todas as vertentes da Química, como por exemplo a Orgânica.

O átomo

O átomo é a unidade básica da matéria. Para compreender todos os fenômenos químicos, necessita-se conhecer como o átomo está disposto. Logo, o estudo do átomo envolve todas as teorias e publicações que ocorreram ao longo do tempo para se entender a constituição adotada atualmente em que um átomo é composto por: prótons e nêutrons presentes em um núcleo com carga positiva, envoltos por elétrons de carga negativa atraídos ao núcleo por uma força eletromagnética.  

Elemento químico

Simbologia de um elemento químico na tabela periódica
Representação do elemento Sódio na tabela Periódica

O elemento químico é o conjunto de átomos que apresenta o mesmo número de prótons, ou seja, possuem o mesmo número atômico. Atualmente, existem aproximadamente 118 elementos químicos em que alguns são obtidos naturalmente e outros de modo artificial. Além disso, os elementos possuem propriedades periódicas (dependem do número atômico) e aperiódicas (não dependem do número atômico).

Tabela Periódica

A organização dos elementos químicos existentes se dá por meio da tabela periódica em que os elementos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, sendo que cada elemento é representado por uma sigla única. Essa organização distribui os elementos em períodos e famílias.

Ligações Químicas

As ligações químicas ocorrem entre átomos para que uma molécula seja originada. Elas podem ser divididas em: iônica, covalente e metálica, sendo estudadas na Química Geral por serem a base para a compreensão em Química.

O estudo das ligações químicas permite conhecer e prever os comportamentos e propriedades de uma dada substância. 

Estados Físicos da matéria

Esquema ilustrando as mudanças entre os estados físicos da matéria
Representação das mudanças dos estados físicos da matéria

O estudo dos estados físicos da matéria proporciona o entendimento da organização, em escala macroscópica, das moléculas que constituem a matéria. Cada estado físico relaciona-se à proximidade das partículas constituintes das substâncias e podem ser divididos, de maneira geral, em: sólido, líquido e gasoso.

Separação de misturas

A separação das misturas é utilizada para promover a separação de duas ou mais substâncias diferentes que estejam presentes em uma mistura. As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas e o modo de separação depende das características de cada solução.

O que mais cai em Química Geral no ENEM? 

A Química Geral também está presente em diferentes provas de vestibulares, inclusive no ENEM. Assim, é importante dominar os assuntos que mais caem para arrasar na prova e garantir sua vaga na universidade. 

Mas afinal, quais os temas que mais caem? 

Substâncias simples e misturas 

Nessa temática, é importante conhecer as características das substâncias puras e das misturas e suas propriedades. Entender os tipos de misturas (heterogênea e homogênea), saber calcular a concentração e principalmente, conhecer e identificar diferentes métodos de separação de misturas. 

Dentre os métodos que mais costumam aparecer temos: a decantação, a filtração e a destilação simples e fracionada. 

Ligações químicas 

Em geral, as ligações químicas costumam aparecer contextualizadas com o comportamento das moléculas de uma determinada substância. Desse modo, é preciso compreender as características das ligações iônicas, covalentes e metálicas e relacioná-las com propriedades como solubilidade, ponto de fusão e de ebulição e também a dissociação e ionização. 

Geometria molecular, polaridade e forças intermoleculares

Assim como acontece com as ligações químicas, a temática de geometria molecular, polaridade e forças intermoleculares costumam aparecer contextualizadas para o entendimento de determinadas propriedades, principalmente, solubilidade e ponto de fusão e ebulição. 

Logo, torna-se importante conhecer os tipos de geometria molecular, as características das moléculas polares e apolares, assim como as ligações polares e apolares e os diferentes tipos de forças intermoleculares. 

Leis ponderais e estequiometria

Por fim, podemos citar as questões de estequiometria. Essas questões são mais matemáticas e solicitam o cálculo da quantidade de reagentes e produtos das reações químicas relacionando-se com as Leis Ponderais como a Lei de Proust, de Dalton e de Lavoisier. 

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.