Éteres

Os éteres são compostos orgânicos oxigenados, ou seja, apresentam um átomo de oxigênio.

Conteúdo do post

O que são éteres? 

Os éteres são uma função orgânica oxigenada que apresenta um átomo de oxigênio entre dois grupos orgânicos, ou seja, há dois radicais orgânicos ligados diretamente ao oxigênio. 

Sendo assim, a cadeia carbônica dessas moléculas é heterogênea podendo apresentar radicais iguais ou diferentes. 

éteres
Representação geral dos éteres.

De modo geral, eles podem ser obtidos por meio da condensação entre moléculas de álcoois e/ou fenóis. Nessa reação, além da formação de um éter ocorre a liberação de uma molécula de água. 

Características gerais dos éteres

Em geral, éteres que apresentam mais de 4 átomos de carbono são líquidos em condições normais de temperatura e pressão. 

No entanto, quando comparados às outras classes orgânicas, apresentam ponto de fusão e ebulição com valores semelhantes aos observados nos alcanos. Mas com valores menores do que os observados em outros grupos funcionais. 

Além disso, os éteres possuem baixa polaridade, mesmo sendo polares, apresentando interações por dipolo permanente. No entanto, com moléculas de água e álcool conseguem interagir por ligações de hidrogênio devido a presença do átomo de oxigênio. 

Costumam ser utilizados como solventes devido a baixa reatividade. 

Nomenclatura dos éteres

Há duas maneiras utilizadas para se nomear esses compostos orgânicos. Ambas são recomendadas pela IUPAC (União da Química Pura e Aplicada). 

  1. Grupo radical com menor número de carbonos + oxi + nome do hidrocarboneto correspondente ao maior radical;
  2. nome do radical + nome do radical + éter (nome dos radicais em ordem alfabética).

A primeira forma de nomear esses compostos consiste em considerar um grupo, por exemplo, (CH3-O, metóxi) como substituinte de uma cadeia principal. 

Nomenclatura de éteres
Exemplos de nomenclatura de éteres.

Exemplos e aplicações 

Alguns éteres começaram a ser utilizados na medicina como anestésicos, como é o caso do éter etílico. Esse composto é capaz de relaxar os músculos, afetando a respiração e a pressão arterial, sendo a primeira substância a ser utilizada como anestésico em 1842. No entanto, atualmente, sua comercialização é controlada pela Polícia Federal. Isso ocorre devido a sua alta volatilidade, mas principalmente pelo fato desse éter ser utilizado na extração da cocaína das folhas de coca. 

Além do éter etílico, os epóxidos são bastante utilizados. Os epóxidos são éteres cíclicos utilizados na fabricação de resinas epóxi que são usadas em reparos caseiros, em tintas, adesivos, pisos e artesanatos. 

Compartilhe:

capa_saponificação

Saponificação 

A saponificação é uma hidrólise alcalina que ocorre entre um éster e uma base forte em meio aquoso.

Ler mais
capa_detergentes

Detergentes

Os detergentes apresentam atuação semelhante aos sabões. São compostos químicos sintéticos sendo um sal de ácido sulfônico de cadeia longa.

Ler mais
capa_aminas

Aminas

As aminas são uma função orgânica nitrogenada, ou seja, apresentam um átomo de nitrogênio na sua estrutura e são compostos derivados da amônia.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.