Função orgânica álcool

O álcool é uma classe funcional que engloba os compostos que possuem um grupo OH ligado a um carbono saturado.

Conteúdo do post

O que é álcool?

O álcool é uma função orgânica que engloba os compostos com a semelhança estrutural de apresentar grupos OH ligado a um carbono saturado, ou seja, a um carbono que só faz ligações simples. 

A fórmula geral de um álcool é dada pela figura abaixo em que R podem ser átomos de hidrogênio ou então uma ramificação. 

Estrutura geral do álcool

Classificação dos álcoois 

A classificação de um álcool pode ser feita com relação a quantidade e a posição dos grupos hidroxilas

Quantidade de hidroxilas

Em relação a quantidade de hidroxilas, os álcoois podem ser classificados em: monoálcool, diálcool, triálcool e poliálcool

Monoálcool 

Monoálcool é o álcool que apresenta apenas uma hidroxila na sua estrutura. 

Monoálcool

Diálcool 

Diálcool é o álcool que apresenta apenas duas hidroxilas em sua estrutura. 

Diálcool

Triálcool

Triálcool são os álcoois que apresentam três hidroxilas em sua estrutura. 

Triálcool

Poliálcool

Os poliálcoois são os álcoois que apresentam mais de três hidroxilas em sua estrutura. 

Poliálcool

Posição dos grupos hidroxilas 

Álcool primário 

O álcool primário é quando o grupo hidroxila está ligado diretamente a um carbono primário. Lembrando que um carbono primário é o carbono que faz ligação com apenas um outro carbono. 

álcool primário

Álcool secundário 

O álcool secundário é o álcool em que o grupo hidroxila está ligada a um carbono que faz ligações com outros dois átomos de carbono. 

álcool secundário

Álcool terciário 

Já o álcool terciário apresenta o grupo hidroxila em um carbono terciário que é o carbono ligado a três outros átomos de carbono. 

álcool terciário

Nomenclatura da função orgânica álcool  

Para dar nome aos álcoois, de acordo, com as regras da IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada), devemos proceder como nos casos dos hidrocarbonetos, só que empregando o sufixo ol

Prefixo + infixo + sufixo 

Prefixo = número de carbonos da cadeia principal

Infixo = tipo de ligação, no caso, dos álcoois, ligação simples

Sufixo = ol

Quando há mais de uma possibilidade para a posição do OH é necessário indicá-la por meio da numeração dos carbonos. A numeração se inicia pela extremidade mais próxima do grupo OH

Em álcoois com ramificações, a nomenclatura também é feita de modo similar à de hidrocarbonetos ramificados. Desse modo, deve-se primeiramente encontrar a cadeia principal do composto, que deve obrigatoriamente incluir o carbono ligado à hidroxila

Identificando a cadeia principal, a numeração deve ser feita de modo que o carbono ligado à hidroxila apresenta o menor número possível. Logo, a prioridade é dada ao grupo OH e não às ramificações. 

Exemplos de nomenclatura de álcool

Aplicações de alguns tipos de álcoois

Atualmente, compostos com a função orgânica álcool estão presentes em diferentes aplicações no nosso dia-a-dia. O etanol por exemplo pode ser utilizado como combustível automotivo e também está presente nas bebidas alcoólicas. 

Etanol

O etanol, como o próprio nome diz é o álcool que apresenta dois átomos de carbono em sua estrutura:

CH3-CH2-OH

Além de ser utilizado como combustível e estar presente nas bebidas alcoólicas, o etanol apresenta outras aplicações como por exemplo: solvente em perfumes, loções, desodorantes e medicamentos e em produtos de uso doméstico como o álcool em gel. 

O etanol também é conhecido como álcool etílico. 

Metanol 

O metanol é um álcool muito importante em laboratórios, indústrias e também como combustível. Ele é obtido do petróleo e do carvão mineral por meio de transformações químicas realizadas nas indústrias. Também pode ser obtido de outras maneiras.

Sua aplicação principal se dá como solvente, na fabricação de plásticos, no preparo de vitaminas e também em hormônios.

Importante ressaltar que a ingestão desse tipo de álcool pode levar à morte por ser extremamente tóxico. 

Álcool propílico (propanol)

O propanol é utilizado como solvente na indústria farmacêutica para formação de resinas. Em geral, é formado naturalmente por processos de fermentação.

Colesterol

O colesterol é um esteroide presente nas membranas celulares, sendo um álcool policíclico com uma cadeia longa e por isso, é insolúvel em água e no sangue. Para ser transportado no organismo deve se ligar à proteínas hidrossolúveis.  

Qual a principal característica do álcool em gel 70o?

Com a pandemia do COVID-19 em 2020, o álcool em gel 70o ganhou destaque.

Esse tipo de álcool apresenta como função uma ação desinfetante de superfícies e objetos, sendo antisséptico sob a pele.

Seu grau está relacionado com o grau alcoólico da substância. Esta concentração é capaz de propiciar a desnaturação de proteínas e de membranas celulares, promovendo a destruição de microorganismos. O etanol 70% também age rapidamente sobre diferentes bactérias e vírus e por isso, sua utilização é recomendada. 

Qual a diferença entre álcool e enol?

Os enóis fazem parte de um grupo em que a hidroxila está ligada a um carbono insaturada (ligações duplas ou triplas), diferentemente dos alcoóis em que o grupo OH se liga à um carbono saturado.

Além disso, os enóis não apresentam uma estabilidade significativa e podem ser convertidos facilmente em cetonas e aldeídos.

Compartilhe:

capa_saponificação

Saponificação 

A saponificação é uma hidrólise alcalina que ocorre entre um éster e uma base forte em meio aquoso.

Ler mais
capa_detergentes

Detergentes

Os detergentes apresentam atuação semelhante aos sabões. São compostos químicos sintéticos sendo um sal de ácido sulfônico de cadeia longa.

Ler mais
capa_aminas

Aminas

As aminas são uma função orgânica nitrogenada, ou seja, apresentam um átomo de nitrogênio na sua estrutura e são compostos derivados da amônia.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.