Desastre ambiental na Flórida
De acordo com as últimas notícias, um reservatório de uma antiga fábrica de fertilizantes localizada no estado da Flórida nos Estados Unidos está correndo risco de colapso.
Esse temor se deve às fissuras observadas na barragem e caso, o rompimento do reservatório ocorra de fato, centenas de casas e a baía de Tampa serão atingidas com milhares de litros de água contaminada.
Para se prevenir, o governador do estado declarou estado de emergência na região, onde 300 casas já foram esvaziadas.
Além disso, outra medida adotada foi a de transportar a água contaminada para a baía de Tampa em pequenas quantidades. No entanto, mesmo com o monitoramento de autoridades ambientais, a solução não pode ser a ideal.
Mas qual a razão disso?
O que é fosfato?
Para que possamos mostrar as consequências ambientais ligadas às decisões tomadas pelas autoridades locais, precisamos compreender o que é o fosfato.
O grupo dos fosfatos é constituído por um íon, mais precisamente um ânion trivalente que apresenta um átomo de fósforo ligado a 4 átomos de oxigênio. Essa classe de compostos se relaciona com os compostos derivados do fósforo, sendo muito encontrados em minerais.
Utilização do fosfato
Os fosfatos são amplamente utilizados na agricultura como fertilizantes. Eles são uma fonte de fósforo para as plantas, uma vez que, ele é um dos nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da planta, e na sua ausência, toda a produção pode ser comprometida.
Já, compostos como fosfato de cálcio podem promover a emulsificação do queijo na indústria alimentícia.
Além disso, podem ser utilizados na composição de alguns outros produtos utilizados na cozinha como fermentos em pó.
Mas qual a consequência da alta concentração de fosfatos na água, se existem inúmeras utilizações comerciais para ele?
Fosfato e eutrofização
O fosfato quando localizado em grandes concentrações nas águas pode provocar um problema ambiental conhecido como eutrofização.
A eutrofização é o aumento de nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo em ambientes aquáticos. Sendo assim, o fosfato se torna um “alimento” para os organismos presentes na região. Logo, essa concentração provoca um aumento excessivo das algas do ambiente, tanto algas microscópicas quanto macroscópicas, prejudicando o ecossistema local.
O excesso de algas no ecossistema diminui a concentração de oxigênio disponível nas águas, causando a morte de outros seres vivos presentes nesta região como os peixes.
Desse modo, o processo de levar a água contaminada de um reservatório para uma baía local pode provocar futuramente esse desequilíbrio ambiental.