O que são prótons?

Os prótons são constituintes dos átomos que apresentam carga elétrica positiva e estão localizados no núcleo atômico. São importantes para a determinação de um elemento químico.

Conteúdo do post

O que são prótons?

Os prótons são partículas subatômicas que apresentam carga elétrica positiva e são formados por três quarks que são os constituintes elementares das partículas do átomo em que dois quarks são up e o outro é do tipo down

Está localizado no núcleo do átomo juntamente com os nêutrons. Enquanto, os elétrons estão distribuídos em volta do núcleo na eletrosfera

Representação de um átomo com prótons, nêutrons e elétrons

As características dos prótons

Os prótons apresentam carga com valor de 1,6 x 10-19 C que é o mesmo valor de carga do elétron, mas com sinal oposto. Sua massa é igual a aproximadamente 1,673 x 10-24 g, sendo mais leve que um nêutron e cerca de 1836 vezes maior que a massa de um elétron. 

Além disso, sabe-se que essa partícula subatômica é uma partícula estável.

Por que os prótons são importantes?

O número de prótons é importante para determinação do número de massa e o número atômico de um elemento. Sendo assim, eles são a unidade básica para determinação de um elemento químico, uma vez que, o elemento químico consiste no conjunto de átomos com o mesmo número de prótons. 

Ademais, a carga elétrica positiva dessas partículas subatômicas são responsáveis por atrair os elétrons para que orbitem em torno do núcleo.

Número de massa (A)

O número de massa (A) é a soma do número de prótons (Z) e nêutrons (N) presentes no núcleo de um átomo. Desse modo, o número de massa pode ser expresso matematicamente por:

A = Z + N

Sendo assim, para a determinação da massa atômica, a massa do elétron não é levada em conta, uma vez que, a massa do elétron é insignificante ao ser comparada com as massas das outras partículas subatômicas.

Número atômico (Z)

O número atômico (Z) é o número de prótons presente no núcleo de um átomo. Dessa maneira, cada elemento químico conhecido apresenta um número específico de prótons. Quando átomos de um mesmo elemento que apresentam massas atômicas diferentes mas o mesmo número atômico são chamados de isótopos. 

Em seu estado fundamental, um átomo é eletricamente neutro por apresentar o mesmo número de prótons e elétrons. Quando há a perda de um elétron, o átomo passa a ter carga elétrica positiva e é chamado de cátion, uma vez que o número de elétrons é menor. Já quando ocorre o ganho de um elétron, a carga elétrica do átomo é negativa e passa a ser chamado de ânion e nesse caso, o número de elétrons é maior. 

História do próton 

O cientista alemão Eugene Goldstein, realizou modificações no tubo de raios catódicos que proporcionaram à descoberta de uma partícula subatômica 1836 vezes mais pesada que o elétron e dotada de carga elétrica igual à dela, mas com sinal positivo. Logo, foi a segunda partícula subatômica a ser descoberta. 

No entanto, foi Rutherford que por meio de experimentos utilizando-se gás hidrogênio concluiu os estudos e nomeou as partículas de prótons no ano de 1904. Com o seu modelo atômico, ele concluiu que essas partículas de carga positiva localizavam-se em um núcleo. 

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.