Prova amarela
O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol-1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol-1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:
C2H5OH (l) + 3O2 (g) → 2CO2 (g) + 3H2O (g)
Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1000 km.
CHARADA, C. A. Estudo da viabilidade de implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro. Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).
A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto é mais próxima de
(a) 50.
(b) 60.
(c) 95.
(d) 99.
(e) 120.
Resolução
Veículo movido a etanol
2,6 mol de CO2 ________ 1 km
X ________ 1000 km
X = 2600 mol de CO2
Veículo elétrico
0,45 mol de CO2 ________ 1 km
Y ________ 1000 km
Y = 450 mol de CO2
Quantidade emitida a menos pelo veículo elétrico → X-Y = 2600 – 450 = 2150 mol
Considerando a reação, um mol de etanol resulta em dois moles de CO2. Sabendo que o mol de etanol tem 46 g, tem-se que:
46 g de etanol _______ 2 mol de CO2
Z _______ 2150 mol de CO2
Z = 49450 g de etanol, aproximadamente, 50 kg
Resposta: A