Prova amarela
O manejo adequado do solo possibilita a manutenção de sua fertilidade à medida que as trocas de nutrientes entre matéria orgânica, água, solo e o ar são mantidas para garantir a produção. Algumas espécies iônicas de alumínio são tóxicas, não só para a planta, mas para muitos organismos como as bactérias responsáveis pelas transformações no ciclo do nitrogênio O alumínio danifica as membranas das células das raízes e restringe a expansão de suas paredes, com isso, a planta não cresce adequadamente. Para promover benefícios para a produção agrícola, é recomendada a remediação do solo utilizando calcário (CaCO3).
BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Essa remediação promove no solo o(a)
(a) diminuição do pH, deixando-o fértil.
(b) solubilização do alumínio, ocorrendo sua lixiviação pela chuva.
(c) interação do íon cálcio com o íon alumínio, produzindo uma liga metálica.
(d) reação do carbonato de cálcio com os íons alumínio, formando alumínio metálico.
(e) aumento da sua alcalinidade, tornando os íons alumínio menos disponíveis.
Resolução
A utilização de calcário no solo é para a correção do pH do solo, ou seja, para promover a neutralização dos íons H+gerados durante a hidrolização do cátion de alumínio.
Diante disso, segue-se as reações:
Al3+ + 3 H2O → Al (OH)3 + 3 H+
CaCO3 → Ca2+ + CO32-
CO32- + H2O → HCO3– + OH–
Ao final, ocorreu o aumento do pH devido à liberação de íons OH–e a formação do precipitado Al(OH)3,. Sendo assim, os íons de alumínio ficam menos disponíveis e não há a interação entre o alumínio e o cálcio presente no calcário.
Resposta: E