Questão 33 (Unicamp 2021)

Prova Q e Z – Biológicas/ Saúde

A pressão insuficiente, em excesso ou desigual entre os pneus coloca em risco a segurança na condução e afeta o rendimento do veículo. Pensando nisso, numa manhã fria (10 °C), um motorista efetuou corretamente a calibração dos pneus do seu carro para 29 e 31 psi, seguindo a tabela de calibragem dos pneus no manual do fabricante, como indica a figura a seguir. Ao meio-dia, chegou ao seu destino e, após um período de descanso, carregou o carro com lotação máxima. 

Pressão ideal dos pneus em determinada temperatura

Considerando que a temperatura ambiente naquele momento era de 30 °C, o motorista certamente precisaria 

(a) encher os pneus dianteiros e traseiros. 

(b) encher os pneus dianteiros e esvaziar os traseiros. 

(c) encher apenas os pneus traseiros. 

(d) encher apenas os pneus dianteiros. 

Dados: T/K = 273 + t/°C; desconsiderar a variação no volume dos pneus; o sensor de pressão não indica variações menores que 1 psi. 

Resolução

O motorista a 10oC calibrou corretamente os pneus dianteiros e traseiros, em 29 e 31 psi, respectivamente.

Na temperatura de 30oC, a pressão ideal dos pneus dianteiros e traseiros deve ser de 31 e 37 psi, respectivamente. 

Considerando que não houve variação de volume, podemos calcular a P2 a 30oC em ambos os pneus utilizando-se a seguinte fórmula:

P1/T1 = P2/Tz

Para os pneus dianteiros

29/283 = P2/303

P2 = 31,05 psi

Para os pneus traseiros

31/283 = P2/303

P2= 33,2 psi

Desse modo, a 30oC, os pneus dianteiros não deverão ser recalibrados, mas os traseiros sim. 

Resposta: C

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Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.