Prova amarela
Uma das etapas do tratamento da água é a desinfecção, sendo a cloração o método mais empregado. Esse método consiste na dissolução do gás cloro numa solução sob pressão e sua aplicação na água a ser desinfectada. As equações das reações químicas envolvidas são:
A ação desinfetante é controlada pelo ácido hipocloroso, que possui um potencial de desinfecção cerca de 80 vezes superior ao ânion hipoclorito. O pH do meio é importante, porque influencia na extensão com que o ácido hipocloroso se ioniza.
Para que a desinfecção seja mais efetiva, o pH da água a ser tratada deve estar mais próximo de
(a) 0
(b) 5
(c) 7
(d) 9
(e) 14
Resolução
Por meio do enunciado, sabe-se que o ácido hipocloroso é a espécie que apresenta maior potencial de desinfecção, sendo aproximadamente 80 vezes maior que o do ânion hipoclorito.
Analisando as expressões de equilíbrio apresentadas tem se que a ocorrência da reação em meio ácido acaba favorecendo a formação do ácido hipocloroso.
De acordo com a segunda reação, aplicando-se a condição de um pH de aproximadamente 5, ocorre o deslocamento da reação para o aumento da concentração do reagente HClO como mostrado pela equação:
HClO (aq) + H2O (l) ⇄ H3O+ (aq) + ClO– (aq)
Desse modo, aumentando a presença de H3O+ na solução, há o deslocamento da reação no sentido dos reagentes. Em pHs muito baixos, entre 1-2, por exemplo, a formação de gás cloro é favorecida (Cl2) de acordo com a primeira reação.
Resposta:B