Prova de Conhecimentos Gerais – Primeira fase
O cimento é constituído de uma mistura de aluminossilicatos (argila) e calcário que é aquecida em fornos a 1450 ºC até a sua fusão. Em seguida, essa mistura fundida é triturada e acrescida de gipsita.
A indústria cimenteira é responsável por 7% das emissões de CO2 no mundo. Estudos mostram que, para cada tonelada (t) de cimento produzido, sobra para a atmosfera 1 t de CO2. No Brasil, esse dado corresponde a 0,67 t porque parte da matéria-prima usada para produção de cimento é obtida do aproveitamento da escória (argila separada do material ferroso) de alto-forno das siderúrgicas, e a matriz energética utilizada nesse processo é renovável, oriunda de hidrelétricas.
(Revista Fapesp, abril de 2008. Adaptado.)
De acordo com o texto, a emissão de CO2 no Brasil é menor, pois na produção de cimento,
(A) o rendimento das reações do processo são maiores e mais eficientes que os tradicionais.
(B) o custo do processo à base de escória é baixo, o que possibilita a instalação de filtros que diminuem as emissões de gases poluentes.
(C) as fontes de energia à base de combustíveis fósseis e as matérias-primas não renováveis são utilizadas em menor escala.
(D) as altas temperaturas impedem a decomposição do calcário, impedindo a formação de gases poluentes.
(E) a escória utilizada contém argila, que não contém carbono em sua composição, o que diminui a emissão desse gás no processo.
Resolução
De acordo com o texto, temos que:
“ No Brasil, esse dado corresponde a 0,67 t porque parte da matéria-prima usada para produção de cimento é obtida do aproveitamento da escória (argila separada do material ferroso) de alto-forno das siderúrgicas, e a matriz energética utilizada nesse processo é renovável, oriunda de hidrelétricas.”
Portanto, as fontes de energia à base de combustíveis fósseis e matérias-primas não renováveis são utilizadas em menor escala.
Resposta: C