Questão 62 (ENEM 2015)

Prova azul

Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se bicarbonato de sódio comercial, em pequenas quantidades, até que a solução se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fósforo, o qual foi apagado assim que a cabeça terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa.

MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte: UFMG, 2001 (adaptado).

A explicação para o desaparecimento da cor rosa é que, com a combustão do palito de fósforo, ocorreu o(a)

(a) formação de óxidos de caráter ácido.

(b) evaporação do indicador fenolftaleína.

(c) vaporização de parte da água do frasco.

(d) vaporização dos gases de caráter alcalino.

(e) aumento do pH da solução no interior do frasco.

Resolução

A fenolftaleína possui coloração rosa em meio básico e torna-se incolor em meio neutro ou ácido. No início do experimento, a adição de bicarbonato de sódio tornou o meio básico, pois sua hidrólise gerou íons hidroxila em solução (coloração rosa). Enquanto, a queima do palito de fósforo (celulose) produziu CO2 (óxido ácido) e água. Em água, o dióxido de carbono reage e forma o ácido carbônico, que é capaz de  neutralizar o meio básico inicialmente produzido. Este procedimento fez a coloração rosa da fenolftaleína desaparecer.

Resposta: A

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.