Primeira fase
Uma medida adotada pelo governo do estado para amenizar a crise hídrica que afeta a cidade de São Paulo envolve a utilização do chamado “volume morto” dos reservatórios do Sistema Cantareira. Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, três especialistas alertam sobre os riscos trazidos por esse procedimento que pode trazer à tona poluentes depositados no fundo das represas, onde se concentram contaminantes que não são tratados por sistemas convencionais. Entre os poluentes citados que contaminam os mananciais há compostos inorgânicos, orgânicos altamente reativos com os sistemas biológicos, microbiológicos e vírus. Segundo as pesquisadoras, “quanto mais baixo o nível dos reservatórios, maior é a concentração de poluentes, recomendando maiores cuidados”. (http://sao-paulo.estadao.com.br. Adaptado.)
De modo geral, em sistemas aquáticos a decomposição de matéria orgânica de origem biológica, na presença de oxigênio, se dá por meio de um processo chamado degradação aeróbica. As equações representam reações genéricas envolvidas na degradação aeróbica, em que “MO” = matéria orgânica contendo nitrogênio e enxofre.
Analisando as equações apresentadas, é correto afirmar que no processo de degradação aeróbica ocorrem reações de
(a) decomposição, em que o oxigênio não sofre alteração em seu número de oxidação.
(b) oxirredução, em que o oxigênio atua como agente redutor.
(c) decomposição, em que o oxigênio perde elétrons.
(d) oxirredução, em que o oxigênio sofre oxidação.
(e) oxirredução, em que o oxigênio atua como agente oxidante.
Resolução
Nas reações apresentadas, observamos que ocorre a mudança de NOX nas reações, uma vez que correspondem a reações de oxirredução.
(CH2O)n + nO2 → nCO2 + nH2O
0 ——– -2
Ou seja, nessa reação, o oxigênio recebeu elétrons e o NOX diminuiu, o que indica uma reação de redução.
Desse modo, o O2 atua como agente oxidante da reação.
Isso também ocorre na segunda reação. Nela, o NOX do oxigênio também diminui de 0 para -2 e assim, o O2 atua como agente oxidante.
Resposta: E