Prova V – Primeira fase
As reações de hidrólise de ésteres, quando realizadas em meio aquoso, podem ser catalisadas pela adição de ácido, sendo a reação mais lenta em meios próximos da neutralidade.
Duas reações idênticas para a hidrólise desse éster foram realizadas nas mesmas condições, variando apenas o pH do meio: uma delas foi conduzida em pH=2 e outra em pH=6. Qual dos seguintes diagramas representa de forma mais adequada a quantidade de ácido graxo formada em função do tempo de reação para as hidrólises em pH=2 e pH=6?
Resolução
De acordo com a reação apresentada, verificamos que a hidrólise do éster para a formação do ácido graxo ocorre em meio ácido. Ambos os pHs utilizados são ácidos, no entanto, o pH = 2 é mais ácido que o pH = 6 que está mais próximo da neutralidade.
Sendo assim, por se tratar de uma reação catalisada por um ácido, a reação ocorre mais intensamente no pH = 2 em um período de tempo menor. No entanto, ao longo do tempo a mesma quantidade de reagente será consumida e a mesma quantidade de ácido graxo será formada em ambos os pHs, uma vez que o equilíbrio será atingido em ambos os sistemas.
Desse modo, a formação do ácido graxo ocorre mais rapidamente no pH mais ácido (pH = 2), mas em ambos os casos, a quantidade de produto formada ao final da reação será a mesma.
Resposta: A