Prova 2 – Cursos de exatas e humanidades
Por que o biogás é uma opção de energia renovável?
O biogás é um biocombustível gasoso produzido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias fermentadoras, em um processo chamado biodegradação anaeróbia, isto é, o processo ocorre na ausência de oxigênio. Nesse processo, produz-se um gás rico em metano (de 40% a 80% de sua composição, sendo o resto dióxido de carbono e pequenas quantidades de hidrogênio, nitrogênio, amônia, ácido sulfídrico, entre outros). Para gerar energia elétrica usando biogás, utiliza-se a conversão da energia química do gás em energia mecânica, por meio de um processo controlado de combustão, que ativa um gerador. O biogás também pode ser purificado para a geração de biometano, que é equivalente ao gás natural veicular.
A tabela a seguir compara as composições químicas médias dos principais componentes do biogás e do biometano.
Para a obtenção de biometano a partir do biogás, este deve passar por purificação, de modo a aumentar o teor de metano pela diminuição do teor de dióxido de carbono. Um procedimento que pode ser empregado com essa finalidade é fazer o biogás
(a) borbulhar em uma solução aquosa concentrada de ácido clorídrico.
(b) borbulhar em uma solução aquosa saturada de hidróxido de cálcio.
(c) atravessar tubulações preenchidas com o secante sílica -gel.
(d) atravessar filtros de areia, como os empregados nas estações de tratamento de água.
(e) atravessar filtros de papel, como os empregados nos filtros de ar em automóveis.
Resolução
O CO2 é um óxido ácido e por isso, interage com o hidróxido de cálcio para provocar a redução da sua concentração no biometano e no biogás.
CO2(g) + Ca(OH)2(aq) → CaCO3(s) + H2O(l)
Resposta: B