Primeira fase
A bioluminescência é o fenômeno de emissão de luz visível por certos organismos vivos, resultante de uma reação química entre uma substância sintetizada pelo próprio organismo (luciferina) e oxigênio molecular, na presença de uma enzima (luciferase). Como resultado dessa reação bioquímica é gerado um produto em um estado eletronicamente excitado (oxiluciferina*). Este produto, por sua vez, desativa-se por meio da emissão de luz visível, formando o produto no estado normal ou fundamental (oxiluciferina). Ao final, a concentração de luciferase permanece constante.
O esquema ilustra o mecanismo geral da reação de bioluminescência de vagalumes, no qual são formados dois produtos diferentes em estados eletronicamente excitados, responsáveis pela emissão de luz na cor verde ou na cor vermelha.
De acordo com o texto e utilizando a classificação periódica dos elementos, assinale a alternativa que apresenta a massa molar, em g·mol–1, e o tipo de isomeria presente na luciferina do vagalume.
(a) 274,3 e óptica.
(b) 279,3 e óptica.
(c) 279,3 e geométrica.
(d) 274,3 e geométrica.
(e) 279,3 e tautomeria.
Resolução
Considerando a estrutura apresentada, tem-se que sua fórmula molecular é: C11H7O3N2S2 que apresenta a massa molar de 279,3 g/ mol.
MM = 11*12 + 7*1,01+ 3*16 + 2*14 + 2* 32,1 = 279,27
Em relação a isomeria observada nesse composto verifica-se a isomeria óptica, uma vez que, a luciferina tem um carbono quiral ou assimétrico.
Resposta: B