Questão 76 (Unicamp 2016)

Prova S e X

A preocupação com a emissão de gases poluentes no meio ambiente está muito presente na indústria automobilística. Recentemente, uma das soluções encontradas para contornar esse problema nos veículos movidos a Diesel foi o desenvolvimento do Arla 32, uma solução de ureia em água, que atua nos sistemas de exaustão, de acordo com as equações químicas abaixo:

emissão de gases

Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que a ação do Arla 32 leva a uma redução

(a) da emissão das espécies NOx, e não contribui para a poluição atmosférica. 

(b) completa do NO e apenas da metade do NO2 emitido, mas contribui para a poluição atmosférica. 

(c) completa do NO, mas somente reduz a emissão de NO2 depois que acabar o NO, e não contribui para a poluição atmosférica. 

(d) da emissão das espécies NOx, mas contribui para a poluição atmosférica.

Resolução 

Por meio das equações fornecidas, entende-se que a utilização do ARLA 32 promoveria uma redução da emissão de espécies NOx. De acordo com as equações, essas espécies passariam a ser convertidas em nitrogênio gasoso (não sendo poluente atmosférico) e água. 

No entanto, para produzir essa espécie NOx, ocorre a liberação de CO2 que já é um gás poluente. Por isso, embora haja a redução da emissão de espécies NOx, há a contribuição para a poluição atmosférica com a liberação de CO2

Resposta: D 

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.