Questão 81 (ENEM 2015)

Prova azul

A calda bordalesa é uma alternativa empregada no combate a doenças que afetam folhas de plantas. Sua produção consiste na mistura de uma solução aquosa de sulfato de cobre(II), CuSO4, com óxido de cálcio, CaO, e sua aplicação só deve ser realizada se estiver levemente básica. A avaliação rudimentar da basicidade dessa solução é realizada pela adição de três gotas sobre uma faca de ferro limpa. Após três minutos, caso surja uma mancha avermelhada no local da aplicação, afirma-se que a calda bordalesa ainda não está com a basicidade necessária. O quadro apresenta os valores de potenciais padrão de redução (Eo) para algumas semirreações de redução.

Potenciais padrão de redução de algumas reações

A equação química que representa a reação de formação da mancha avermelhada é:

(a) Ca2+(aq) + 2Cu+(aq) → Ca(s) + 2Cu2+(aq).

(b) Ca2+(aq) + 2Fe2+(aq) →  Ca(s) + 2Fe3+(aq).

(c) Cu2+(aq) + 2 Fe2+(aq) →  Cu(s) + 2Fe3+(aq).

(d) 3 Ca2+(aq) + 2 Fe(s) →  3 Ca(s) + 2Fe3+(aq).

(e) 3 Cu2+(aq) + 2 Fe(s) →  3 Cu(s) + 2 Fe3+(aq).

Resolução

A reação ocorre numa faca de ferro, ou seja, apresenta ferro metálico em sua composição,  com CuSO4 e CaO, que fornecem Cu2+ e Ca2+, respectivamente.

Portanto, a pilha gerada oxida o ferro metálico e reduz o cobre II , uma vez que o cálcio produziria um processo eletroquímico com diferença de potencial negativa (não espontâneo), logo:

3 Cu2+(aq) + 2 Fe(s) → 3 Cu(s) + 2 Fe3+(aq)

Resposta: E

Compartilhe:

capa_unicamp_2018

Questão 40 (Unicamp 2018)

Prova Z  A calda bordalesa é uma das formulações mais antigas e mais eficazes que se conhece. Ela foi descoberta na França no final do

Ler mais
capa_unicamp_2018

Questão 39 (Unicamp 2018)

Prova Z A calda bordalesa é uma das formulações mais antigas e mais eficazes que se conhece. Ela foi descoberta na França no final do

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.