Como ocorrem as reações de simples troca?
As reações de simples troca ou de deslocamento ocorrem entre uma substância simples (formada por apenas um elemento) e uma substância composta (formada por mais de um elemento). Nessas reações há a formação de uma nova substância simples e uma nova substância composta.
De modo geral, podemos dizer que há um deslocamento dos átomos, ou seja, a substância simples formada como produto da reação originalmente estava presente na molécula de substância composta. Desse modo, o que ocorre é uma substituição de um elemento por outro e por isso também que esse tipo de reação pode ser chamado de reação de substituição.
Genericamente, as reações de simples troca acontecem da seguinte maneira:
A + BC → B + AC
Reações de simples troca na Físico-Química
Essas reações também são estudadas na área de Físico-Química e correspondem a classe de reações de oxirredução. Assim, a substância simples é capaz de retirar da substância composta uma nova substância simples uma vez que a modificação se dá com o processo de transferência de elétrons.
Por exemplo, considerando a reação entre uma placa de zinco metálico com uma solução de sulfato de cobre (II), observa-se que o zinco passa da placa (Zn) para a solução na forma de íon (Zn2+) enquanto uma parte dos íons cobre (II) (Cu2+) passa da solução para a placa, na forma de cobre metálico. Ou seja, o que ocorreu foi um deslocamento do cobre provocado pelo zinco, já que o zinco é mais reativo.
Zn (s) + CuSO4 (aq) → Cu (s) + ZnSO4 (aq)
Macroscopicamente, observa-se a formação de um depósito de cobre metálico (Cu) com a diminuição de íons Cu2+ na solução (observa-se a diminuição da cor azul da solução), enquanto íons Zn2+ aparecem na solução.
No entanto, caso a proposta inicial incluísse a utilização de uma placa de cobre metálico e uma solução de ZnSO4, não se observaria nada. Isso porque a reação não ocorreria devido a reatividade menor do cobre.
Cu (s) + ZnSO4 (aq) → não ocorre
Com essa análise, é possível concluir que as reações de simples troca ocorrem somente quando a substância simples é mais reativa do que o elemento que será deslocado da substância composta.
Como saber se a reação de simples troca irá ocorrer?
Para sabermos se uma reação de simples troca irá ocorrer precisamos, então, analisar a fila de reatividade dos metais e dos ametais. Desse modo, se o elemento da substância simples estiver posicionado à esquerda do elemento que deverá ser deslocado da substância composta, a reação irá ocorrer.