Reações de simples troca ou deslocamento

As reações de simples troca resultam na formação de uma nova substância simples e composta devido a uma "troca" de átomos.

Conteúdo do post

Como ocorrem as reações de simples troca? 

As reações de simples troca ou de deslocamento ocorrem entre uma substância simples (formada por apenas um elemento) e uma substância composta (formada por mais de um elemento). Nessas reações há a formação de uma nova substância simples e uma nova substância composta. 

De modo geral, podemos dizer que há um deslocamento dos átomos, ou seja, a substância simples formada como produto da reação originalmente estava presente na molécula de substância composta. Desse modo, o que ocorre é uma substituição de um elemento por outro e por isso também que esse tipo de reação pode ser chamado de reação de substituição. 

Genericamente, as reações de simples troca acontecem da seguinte maneira: 

A + BC → B +  AC

Reações de simples troca na Físico-Química

Essas reações também são estudadas na área de Físico-Química e correspondem a classe de reações de oxirredução. Assim, a substância simples é capaz de retirar da substância composta uma nova substância simples uma vez que a modificação se dá com o processo de transferência de elétrons

Por exemplo, considerando a reação entre uma placa de zinco metálico com uma solução de sulfato de cobre (II), observa-se que o zinco passa da placa (Zn) para a solução na forma de íon (Zn2+) enquanto uma parte dos íons cobre (II) (Cu2+) passa da solução para a placa, na forma de cobre metálico. Ou seja, o que ocorreu foi um deslocamento do cobre provocado pelo zinco, já que o zinco é mais reativo. 

Zn (s) + CuSO4 (aq) → Cu (s) + ZnSO4 (aq) 

Macroscopicamente, observa-se a formação de um depósito de cobre metálico (Cu) com a diminuição de íons Cu2+ na solução (observa-se a diminuição da cor azul da solução), enquanto íons Zn2+ aparecem na solução. 

No entanto, caso a proposta inicial incluísse a utilização de uma placa de cobre metálico e uma solução de ZnSO4, não se observaria nada. Isso porque a reação não ocorreria devido a reatividade menor do cobre. 

Cu (s) + ZnSO4 (aq) → não ocorre

Com essa análise, é possível concluir que as reações de simples troca ocorrem somente quando a substância simples é mais reativa do que o elemento que será deslocado da substância composta. 

Como saber se a reação de simples troca irá ocorrer? 

Para sabermos se uma reação de simples troca irá ocorrer precisamos, então, analisar a fila de reatividade dos metais e dos ametais. Desse modo, se o elemento da substância simples estiver posicionado à esquerda do elemento que deverá ser deslocado da substância composta, a reação irá ocorrer. 

reatividade dos metais e ametais
Fila de reatividade dos elementos para determinação da ocorrência de reações de simples troca.

Compartilhe:

capa_blog_óxidos

Óxidos

Os óxidos são compostos inorgânicos e são subdivididos em diferentes tipos como: óxidos ácidos, básicos, neutros, anfóteros ou mistos.

Ler mais
capa_ácido_clorídrico

Ácido clorídrico

O HCl é um ácido forte, incolor ou levemente amarelado que está presente no nosso estômago e auxilia no processo de digestão.

Ler mais
capa_dióxido_de_carbono

Dióxido de carbono

O gás carbônico é um gás formado por dois átomos de oxigênio e um de carbono e é essencial para a manutenção da vida, mas seu excesso contribui para a ocorrência e agravamento de problemas ambientais.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.