Sais

Os sais são compostos inorgânicos e iônicos formados por meio de uma reação de neutralização em que o cátion é proveniente de uma base e o ânion é vindo de um ácido.

Conteúdo do post

Qual é o conceito de sais?  

Segundo Arrhenius, a função inorgânica dos sais engloba os compostos iônicos formados por um cátion proveniente de uma base e um ânion proveniente de um ácido, em que o cátion é diferente de H+ e o ânion diferente de OH

Esses compostos costumam ser os produtos de uma reação de neutralização, onde há uma reação entre um ácido e uma base resultando em sal e água. 

Na formação de um sal, ocorre a transferência de elétrons de um átomo ao outro, o que caracteriza a ligação iônica. Desse modo, há a presença de um átomo de metal e um outro de ametal. O metal é o átomo responsável por doar os elétrons (cátion) enquanto o átomo de ametal recebe esses elétrons (ânion). 

ligação ionica exemplo
Reação de formação de um sal

Quais as principais características dos sais?  

Como cada sal apresenta um cátion e um ânion diferente é difícil deduzir propriedades bem definidas para eles. No entanto, em geral, há algumas semelhanças entre esses compostos como as apresentadas a seguir: 

  • São compostos iônicos, ou seja, são formados por íons por meio de ligação iônica;
  • Muitos apresentam gosto salgado como o NaCl, mas nem todos os compostos dessa função inorgânica são comestíveis;
  • Apresentam um aspecto sólido e cristalino;
  • Em solução podem conduzir corrente elétrica, uma vez que, os íons podem ser dissolvidos em água;
  • Possuem elevados pontos de fusão e ebulição;
  • Uma boa parte dos sais é higroscópico e por isso, conseguem absorver água do ambiente.
imagem geral de um sal
Aspecto geral de um sal

Como esses compostos podem ser classificados? 

A classificação dos sais ocorre de acordo com a reação de formação dos compostos. Geralmente, a formação dos sais se dá por meio de uma reação de neutralização que ocorre entre um ácido e uma base. Se a reação não for neutralizada por completo, o sal formado pode apresentar caráter ácido ou básico. Desse modo, existem três tipos de sais: neutros, de caráter ácido e de caráter básico. 

Sais neutros ou normais 

Esse tipo de sal é formado quando a reação de neutralização ocorre completamente e assim, todos os H+ do ácido e todos os OH da base interagem entre si formando moléculas de água. 

HBr + KOH → KBr + H2O

Como o sal formado é neutro, quando dissociado, não altera o pH do meio. 

Sais de caráter ácido 

Os sais ácidos são formados quando nem todos os H+ presentes nas moléculas de ácido reagem durante a reação de neutralização. Sendo assim, são os produtos de uma reação de neutralização parcial entre um ácido forte e uma base fraca. 

H2SO4 + NaOH → NaHSO4 + H2O

Sais de caráter básico

Os sais de caráter básico são formados quando nem todos os íons OH liberados em solução reagem com os cátions H+ provenientes dos ácidos. Ou seja, há uma concentração maior de OH que de H+. Sendo assim, são os produtos de uma reação de neutralização parcial entre um ácido fraco e uma base forte.

HCl + Ca(OH)2 → Ca(OH)Cl + H2O  

Sais duplos ou mistos

Esses compostos são formados por meio de uma reação entre di, tri ou tetrácidos que reagem com bases diferentes e assim, formam sais que apresentam mais de um tipo de cátion.

H2SO4 (diácido) + NaOH + KOH → KNaSO4 (sal duplo) + 2H2O

Além disso, a formação de sais mistos também pode acontecer por meio de uma reação entre di, tri ou tetrabase e diferentes ácidos e assim, os sais formados apresentam mais de um tipo de ânion. 

Ca(OH)2 + HBr + HCl → CaBrCl (sal duplo) + 2H2O

Nomenclatura dos sais

Para conseguir nomear corretamente esses compostos inorgânicos é preciso conhecer os reagentes utilizados na reação de neutralização, uma vez que a nomenclatura dos sais é:

nome do ânion + de + nome do cátion

De modo geral, a nomenclatura é dependente do ânion proveniente do ácido que está presente no sal.Essa nomenclatura dos ânions é feita por meio da substituição da terminação do nome do ácido pela terminação do ânion:

Sufixo do ácido Sufixo do ânion formado 
ídrico eto
osoito
ico ato
hipo…osohipo…ito
per…icoper…ato

Exemplos

NaCl → nesse sal, o ânion é proveniente do ácido clorídrico, portanto o Cl é denominado de cloreto, logo o nome é: cloreto de sódio.

KNO2 → o ânion NO2 é proveniente do ácido nitroso (HNO2) e sendo assim, é chamado de nitrito, portanto, o nome do sal é nitrito de potássio.

CaSO4 → nesse composto, o ânion SO42- vem do ácido sulfúrico e é conhecido como ânion sulfato. O nome desse sal então é sulfato de cálcio.

Onde os sais podem ser encontrados? 

Um dos exemplos clássicos de sais é o cloreto de sódio (NaCl) que é encontrado na água do mar e utilizado como tempero no preparo dos alimentos. Ele também é utilizado na preparação do soro para a reidratação do corpo. 

No nosso organismo, os sais precisam estar presentes para garantir o bom funcionamento do corpo, o carbonato e o fosfato de cálcio, por exemplo, garantem a saúde dos ossos. 

Além desses sais, o nitrato de sódio é utilizado no processo de fabricação de fertilzantes, enquanto, o carbonato de sódio é utilizado em medicamentos, vidros e detergentes.  

Esses compostos inorgânicos estão em diferentes lugares e podem ser observados em vários aspectos do nosso cotidiano.

Compartilhe:

capa_blog_óxidos

Óxidos

Os óxidos são compostos inorgânicos e são subdivididos em diferentes tipos como: óxidos ácidos, básicos, neutros, anfóteros ou mistos.

Ler mais
capa_ácido_clorídrico

Ácido clorídrico

O HCl é um ácido forte, incolor ou levemente amarelado que está presente no nosso estômago e auxilia no processo de digestão.

Ler mais
capa_dióxido_de_carbono

Dióxido de carbono

O gás carbônico é um gás formado por dois átomos de oxigênio e um de carbono e é essencial para a manutenção da vida, mas seu excesso contribui para a ocorrência e agravamento de problemas ambientais.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.