O que é raio atômico?
O raio atômico é uma propriedade periódica que pode ser considerada uma medida do tamanho do átomo. Logo, essa propriedade determina o raio de um átomo, por meio da distância entre o núcleo e os elétrons que estão na última camada energética da eletrosfera.
A determinação do tamanho atômico pode ser considerado algo vago, uma vez que, é impossível determinar com especificidade onde termina a nuvem eletrônica ao redor dele. Além disso, a probabilidade de se encontrar os elétrons diminui progressivamente a partir de uma determinada distância do núcleo.
Desse modo, é necessário adotar alguns critérios para definir o raio atômico.
Para que seja possível discutir e analisar essa propriedade periódica é necessário considerar o átomo como sendo uma esfera (lembrando o modelo atômico de Dalton) em que o raio dessa esfera é interpretado como sendo a distância média do elétron mais externo até o núcleo.
Para realizar esse cálculo, considera-se dois átomos de um mesmo elemento como esferas localizadas lado a lado, mas sem estarem quimicamente ligadas. O raio atômico é a metade da distância entre os dois núcleos desses átomos.
Matematicamente, essa propriedade é calculada como:
r = d/ 2
Sendo r, o raio do átomo e d, a distância internuclear entre os átomos.
Como o raio atômico aumenta?
A variação do raio atômico pode ser analisada utilizando-se a tabela periódica. Conhecer o tamanho do átomo permite compreender qual átomo é maior ou menor, além de determinar a facilidade que o átomo do elemento tem em perder ou ganhar elétrons.
Essa propriedade periódica é analisada segundo dois critérios: localização num grupo (família) e num período da tabela periódica.
De acordo com o grupo da tabela periódica
Em uma família da tabela periódica, cada vez que descemos um período, aumenta uma camada eletrônica, provocando um consequente aumento da nuvem eletrônica.
Desse modo, quanto maior for o número de níveis de energia de um átomo, maior será seu raio, uma vez que, há um aumento no número de camadas ocupadas pelos elétrons. Sendo assim, em uma família, o aumento ocorre de cima para baixo.
De acordo com o período da tabela periódica
Em um mesmo período da tabela periódica, os elementos possuem átomos com o mesmo número de camadas eletrônicas. Da esquerda para a direita da tabela, ocorre o aumento do número atômico, ou seja, do número de prótons. Esse aumento provoca um aumento da carga nuclear. Sendo assim, os elétrons presentes na eletrosfera se tornam mais fortemente atraídos pelo núcleo, promovendo a diminuição do raio atômico.
Por isso, em um período, o raio atômico aumenta da direita para a esquerda, uma vez que, para um mesmo número de camadas ocupadas, os elementos posicionados mais à esquerda da tabela possuem uma carga nuclear menor.
Por que o raio atômico é considerado uma propriedade periódica?
O raio atômico é uma propriedade periódica uma vez que depende do número atômico dos elementos. Logo, o número de prótons influencia na variação do tamanho dessa propriedade dos elementos.
Por isso, de modo geral, verifica-se que o aumento do raio acontece de cima para baixo e da direita para a esquerda na tabela periódica.