Distribuição eletrônica

A distribuição eletrônica é como os elétrons estão dispostos e organizados na eletrosfera. Para saber como isso ocorre normalmente se utiliza o diagrama de diagonais de Pauling.

Conteúdo do post

O que é a distribuição eletrônica?

A distribuição eletrônica é a maneira em que os elétrons estão distribuídos em um determinado átomo.

A organização dos elétrons em níveis e subníveis de energia ocorreu após o modelo atômico de Rutherford-Bohr. Nesse modelo, o átomo apresenta nêutrons e prótons no núcleo enquanto os elétrons estão numa nuvem chamada de eletrosfera que apresenta diferentes camadas eletrônicas com valores distintos de energia. 

Camadas eletrônicas

Atualmente, existem 7 camadas eletrônicas denominadas de K, L,M, N, O, P, Q que constituem os níveis 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 de energia, respectivamente. Cada camada pode conter um número máximo específico de elétrons e conforme se afaste do núcleo do átomo, maior a energia dos elétrons presentes nela. 

ilustração das camadas eletrônicas
As camadas eletrônicas e seus níveis de energia
Nível de energiaCamada EletrônicaNúmero Máximo de Elétrons
1K2
2L8
3M18
4N32
5O32
6P18
7Q8
Determinação do número de elétrons em cada nível de energia e camada eletrônica

Subníveis de energia

Além disso, em cada camada ou nível de energia, os elétrons estão dispostos em subcamadas ou subníveis de energia. São identificados pelas letras: s, p, d, f e apresentam ordem crescente de energia, respectivamente. Assim como as camadas eletrônicas, cada subnível pode conter um número máximo de elétrons. 

Subnível Número máximo de elétrons 
s2
p6
d10
f14
Determinação do número de elétrons em cada subnível de energia

Com base nessas informações, sabe-se que cada camada é formada por diferentes subníveis de acordo com o seu número máximo de elétrons. A camada M, por exemplo, pode receber apenas 2 elétrons e por isso, só é formada pelo subnível s. Já a camada L, que pode receber 8 elétrons, é formada pelos subníveis s e p e assim por diante. 

Por meio da distribuição eletrônica pode-se determinar: o número de elétrons no subnível mais energético e o número de elétrons na camada mais externa. O subnível mais energético é o último subnível a ser preenchido, enquanto a camada mais externa representa a camada de valência do átomo, uma vez que se localiza mais distante do núcleo. 

Como fazer distribuição eletrônica?

Para facilitar, o químico norte americano Linus Carl Pauling (1901-1994) elaborou uma representação que permitiu a visualização da distribuição eletrônica e dos níveis crescentes de energia. Esse diagrama é conhecido como diagrama das diagonais ou diagrama de Pauling e as setas em sentido diagonal mostram a ordem em que ocorre o preenchimento em forma crescente de energia dos subníveis e camadas eletrônicas.

Diagrama de Pauling

Para realizar a distribuição eletrônica dos elétrons dos átomos segue-se o diagrama de Pauling de acordo com a orientação das setas presentes nas diagonais. Cada subnível é preenchido com o número máximo de elétrons permitido nas camadas eletrônicas até se atingir o número de elétrons do átomo em questão. 

Exercícios de distribuição eletrônica 

Para compreender e visualizar melhor como realizar a distribuição dos elétrons, veja alguns exemplos. Como estamos analisando átomos em seu estado fundamental, o número de elétrons é igual ao número atômico dos elementos. 

1. Carbono

Como o número atômico do carbono é 6, sua distribuição se dá:

Distribuição eletrônica do carbono

Logo, a distribuição eletrônica do carbono é: 1s2 2s2 2p2

2. Oxigênio

O oxigênio possui número atômico igual a 8. Sendo assim:

Configuração eletrônica do oxigênio

Por fim, a distribuição eletrônica do oxigênio é: 1s2 2s2 2p4.

3. Cloro  

Para o cloro (Z=17):

Configuração eletrônica do cloro

Logo, a configuração eletrônica do cloro é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5.

4. Cálcio 

O número atômico do cálcio é 20, logo:

Distribuição eletrônica do cálcio

Assim, temos que a distribuição do cálcio é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2.

5. Ferro

O ferro apresenta número atômico igual a 26. Atentando-se ao número máximo de elétrons permitido em cada subnível e camada de energia, tem-se: 

Configuração eletrônica do ferro

Desse modo, a distribuição eletrônica do ferro é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6.

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.