Você sabe do que é feita a vodka?

A Vodka é uma bebida destilada obtida através da fermentação do arroz e é composta por água e álcool etílico. No entanto, seus aromas são devido às substâncias derivadas da destilação, os flavonoides.

Conteúdo do post

Vodca ou Vodka, é uma bebida destilada com teor alcoólico entre 35 e 60%. Sua origem é Russa e hoje é muito popular em países com o clima mais frio, consumindo-a de uma forma pura.

Ela se tornou bastante popular no Brasil, sendo muito utilizada para a composição de coquetéis como caipivodka ou então para misturas com energético.

Sua composição

Olhando mais atentamente um rótulo de uma garrafa de Vodka, há apenas dois principais ingredientes: água e álcool etílico. 

Porém, seus aromas são consequência de substâncias voláteis que compõem as bebidas: os flavonoides. No caso das bebidas destiladas, os Álcoois Superiores são o maior grupo entre os componentes do aroma, seguidos dos ésteres, ácidos, aldeídos, acetais e fenóis.

A obtenção dessas substâncias que compõem o aroma depende do processo de fabricação e da matéria prima utilizada.

Como é feita a vodka

A primeira etapa da produção da vodka é a fermentação em um tanque contendo microrganismos fermentadores. Nesse processo, o açúcar do mosto é consumido e transformado em álcool.

Após a fermentação, é preciso separar todas as impurezas do mosto até chegar no produto final. Desse modo, a próxima etapa é a destilação fracionada, responsável por separar grande parte dessas substâncias não desejadas, inclusive aquelas mais voláteis, que são responsáveis por dar um péssimo aroma e causar fortes irritações nas vias aéreas.

Depois de algumas destilações, a bebida deve ser filtrada em colunas de carvão ativado, tendo como resultado, a vodka de uma forma pura e totalmente cristalina.

Compartilhe:

método científico e suas etapas

Método científico: o que é, suas etapas e exemplos

O método científico é um conjunto de etapas com o objetivo de validar ou negar determinadas teorias e observações científicas. Seu processo é extremamente importante para que suas conclusões sejam verdadeiras e replicadas por outros cientistas.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.